domingo, 3 de setembro de 2017

Os Afonsinos no Guimarães Chess Open

Na primeira edição do Guimarães Chess Open em que o Clube de Xadrez Afonsino  é um dos organizadores do evento, de 7 jornadas, e aberto a escaquista internacionais, participa também com 5 xadrezistas.
Quase a título de discrição, merce destaque o Gonçalo Pacheco Rodrigues (S/Elo FIDE), que faz aqui a sua estreia numa competição federada. Este jovem jogador de xadrez SUB 12 vai assim assimilar a emoção de uma prova, o ritmo de jogo,  estimular a concentração lidando com adversários  muito fortes e mais habituados ao registo das partidas e ao controle do tempo. Mas a sua capacidade, empenho e provas dadas no Desporto Escolar, vão fazer dele um bom elemento para a equipa afonsina federada. A sua participação não estava prevista, felizmente, conseguiu-se que entrasse neste Open. Mas a expetativa  de que  Gonçalo Rodrigues consiga fazer bloco FIDE é grande.
O segundo xadrezista em destaque é Afonso Teixeira Abreu que, apesar de, provavelmente,  não chegar às medalhas do escalão Sub12, uma coisa é certa, vai sair com Elo FIDE, na Lista de Outubro. A experiência vai também dar-lhe ânimo para progredir nesta disciplina lúdica.
O afonsino Duarte Miguel Cunha Sousa (Elo 1047) é um xadrezista que tem evoluído bastante, pelo que deverá melhorar a sua força Elo, apesar de estar numa competição internacional, cuja média Elo é de 1512 pontos. O não chegar às medalhas não é aqui prioritário mas sim melhorar a sua performance de jogo.
O quarto jogador de xadrez, Diogo José Silva (Elo 1113) vai procurar neste torneio manter a sua força Elo, já que é um jogador muito concentrado e empenhado. E, como bem sabemos, participar somente em duas competição no ritmo de lentas, anualmente, não ajuda a grandes melhorias, mas a participação neste evento vai contribuir para a sua formação neste domínio e, porque - como bem sabemos, o importante é competir.
Por fim, o quinto jogador afonsino participante, José M. Teixeira (Elo 1395), sem tempo para se apresentar preparado  para esta competição, pretende aqui recuperar pelo menos os pontos perdidos no mais recente Torneio de Famalicão.
Resta registar que vão todos dar o seu melhor e terminar este Open mais enriquecidos em todos os domínios que o xadrez proporciona.

Nenhum comentário: