sábado, 9 de setembro de 2017

O Clube de Xadrez Afonsino na Época de 2016/2017

A época desportiva de 2016/2017 chegou ao término, pelo que o Clube de Xadrez Afonsino faz análise breve e um conjunto de objetivos a alcançar durante o novo ano competitivo, nas valências do Desporto Escolar e Desporto Federado. Até a esta data o clube inscreveu estes 13 xadrezistas na FPX, dos quais alguns passaram a ter Elo no ritmo de lentas, semirrápidas e Blitz: Afonso Teixeira Abreu, António José Coelho Reis Nunes, António José Oliveira (std 1281; S/R1239;Blitz1288), Diogo José Batista da Silva (std 1113; s/r 1052), Duarte Miguel Cunha Sousa (std1047; s/r 1031), NM Fernando António Portela Castro (std 2091, Gonçalo Pacheco Rodrigues, Helena Fernandes Azevedo, João Eduardo Coelho Reis Nunes, José Manuel Teixeira (std 1379; s/r 1446,Blits 1379), Leandro José Costa Oliveira, Lino da Silva Pinto (s/r 1028) e Rosa Daniela Oliveira Martins (std 1181; s/r 1190). Na próxima lista da FIDE, mais destes xadrezistas aparecerão a pontuar no ritmo de lentas (Afonso Abreu, e Gonçalo Rodrigues).
Helena Azevedo trouxe um título para o CXA, o de Campeã Distrital de Xadrez Feminina e ainda participou nos Campeonatos Nacionais de Jovens, mas ainda não conseguiu pontuar para ter Elo, devendo na próxima época alcançar esta etapa. Provavelmente alguns destes afonsinos irão mudar de clube ou mesmo abandonar, ainda que temporariamente, o xadrez competitivo, mas entrarão novos. Este clube participou no II Torneio Cidade de Barcelos, com 4 jogadores.
O CXAfonsino pretende repetir o título feminino alcançado, que mais 3 jogadores possam ter Elo FIDE. E que todos os outros melhorem a sua força Elo. Tentará novamente lançar dois dos mais novos jogadores em competição. O CX Afonsino, uma vez que foi um dos organizadores do evento 1º Guimarães Chess Open espera poder contribuir para a realização da 2ª edição de Open internacional da cidade. No ranking nacional este Clube terminou 77ª posição, pelo que deverá melhorar em 5 posições para a próxima época.
Na valência do DE (Desporto Escolar), o Clube de Xadrez da Escola D. Afonso Henriques vai continuara a responder ao calendário do DE competitivo, realizando um torneio e participando em todas as provas agendadas na sua série do DE Braga. No ano passado das duas dezenas atletas, vários alcançaram medalhas por escalão nas provas em que participaram e, possivelmente, envolver turmas do 1º ciclo nesta disciplina. Esteve na Simultânea de Xadrez com Música (26 de dezembro de 2016); Em 16 de dezembro, Duarte Miguel Sousa venceu o1ª Torneio Afonsino de Natal 2016, alcançaram medalhas Leandro Almeida, Diogo José Silva, Samuel Azevedo, Gonçalo Rodrigues, Gonçalo Silva, Afonso Silva, Afonso Abreu, e Inês Ribeiro. Em 14 de janeiro de 2017, no 1º Encontro Interescolar Série A do Desporto Escolar, participou com 6 atletas, em que Afonso Abreu ficou em 4º lugar, Helena Azevedo, 2ª classificada feminina. No II Interescolar D. Afonso Henriques, que organizou aos 11 de fevereiro, Afonso Abreu foi 3º Classificado Inf B. Helena Azevedo foi 3ª Clas. Feminina. Aos 11 de março de 2017, no III Encontro Interescolar João de Meira, Helena Azevedo recebeu a medalha de 1ª clas. Feminina, Leandro Almeida foi 2º Clas. Juvenil.  O clube participou com 5 atletas o Torneio ES Sarmento, das Jornadas Culturais, aos 4 de abril, e José M Teixeira terminou em 1º lugar, Duarte Silva, foi 1º clãs. Sub 14, e Helena Azevedo trouxe a medalha de 2ª melhor feminina. Na Final Interescolar Distrital de Infantis, em 7 de maio de 2017, Duarte Miguel Sousa venceu a série Infantil B, e Helena Azevedo foi 3ª clãs. Feminina Inf B.  O CX escola D. Afonso Henriques participou com ainda com Afonso Abreu, Diogo José Silva  e Gonçalo Rodrigues, pelo que alcançou o 2º lugar por equipa. Na Festa do Xadrez de Braga, em 4 de junho, em que o CX escola D. Afonso Henriques, e Duarte Miguel Sousa, foi 5º classificado. Na última competição, a 4ª edição do Torneio da União de Freguesias de Oliveira, o CXAFonsino , Diogo Batista Silva, foi 2º Cls Sub 12; Helena Azevedo 2ª Clas. Feminina, Raúl Oliveira foi 3º clãs. de  atela não federado.
Nas duas valências as metas ou objetivos se assim desejarem, não são altas pelo que se deseja que a prática xadrez contribua para uma sadia convivência, a melhoria das classificações escolares, satisfação competitiva, de alegria e felicidade.
Apenas como súmula, é de referir que este blogue, apesar de ser apenas com interesse aos praticantes desta modalidade tem já um número significativo de visitas ( 177 900), de visitantes de mais de 120 países

Nenhum comentário: