segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

LUIS GALEGO VENCEU O II TORNEIO XADREZ COM MÚSICA

O GM Luís Galego (2504), da Assembleia. Figueirense, venceu o II Torneio Xadrez com Música, amealhando o melhor prémio monetário e um belíssimo trofeu. O FM Luís Silva (El0 2336), da AA Didáxis, como era esperado, terminou esta prova no 2º lugar. O pódio, se assim se pode dizer, ficou completo o 3º titulado participante, o NM João Costa (Elo 2196), GD Dias Ferreira, que arrecadou o último prémio em dinheiro o respetivo medalhão.

O 4º classificado foi Paulo Felizes (Elo 1954), da Assembleia. Figueirense, que recebeu o medalhão de melhor sénior. Foram entregues medalhões por escalões etários: a Bruno Ribeiro (Elo 1722), da AA Didáxis, como melhor Sub 20; à melhor jogadora feminina Ana Teixeira da Silva (Elo 1649) da AA Didáxis; a que juntou a medalha do escalão Sub 18; a José Santos Sereno, (Elo 1607),  AA Didáxis, como melhor Sub 16; a Filipa Pipira (Elo 1541),  do GD Dias Ferreira, como melhor Sub 14; e aos melhores escaquistas dos restantes escalões, que nos não é possível identificar. O CX Afonsino participou com 4 xadrezistas, dos quais se destacam Diogo José Silva (S/elo) que pontuou com adversários de Elo, fazendo uma performance de 1208, pelo passará também a registar força Elo neste ritmo que lhe faltava. Também o afonsino Gonçalo Rodrigues (S/Elo), como realizou uma performance de 1068, sairá na próxima lista da FIDE, a pontuar neste ritmo. Outro resultado, de certa forma positivo foi o de Duarte Sousa, do CX Afonsino, que realizou bloco FIDE, por pontuar com 2 xadrezistas de Elo, mas como fez uma performance abaixo de 1000, terá de esperar por outra prova de rápidas para alcançar Elo no ritmo Blitz. Conseguiram também fazer blocos FIDE, nesta competição Tomás Veleirinho, com uma performance de 1275 pontos; Tomás Silva Carvalho, com a performance de 1141, Pedro Novais Lima, com a performance de 1125, Júlio Mota com a performance de 1185, Miguel  Palhas com a performance de 1167 e Bruno Azevedo Peixoto, com 1053 pontos de performance.
Além dos clubes acima referidos, participaram com atletas o CP Ronfe, o CX Atl da Coutada, o CX EB João de Meira e o GD R Amigos de Urgeses. Permitam acrescentar que o II Torneio Xadrez com Música decorreu nas instalações do colégio do Ave, no dia 30, realizou-se esta competição com a participação de 48 jogadores, que deram a média Elo de 1399, no ritmo Blitz (Rápidas) de 5 minutos incrementados de 2 segundos por lance. O evento contou com vários intervenientes que ofereceram, nos momentos mais propícios, música erudita, que puderam ser acompanhado de bebidas, chocolates e doces típicos a prolongar a quadra festiva. Colaboraram para a realização desta “festa de xadrez”, dirigida e organizada por Mário Oliveira (de quem são também estas fotos), cuja prova poderá vir a integrar o circuito nacional de rápidas, o Colégio do Ave (disponibilizando as instalações), a Associação de Pais deste estabelecimento de ensino (com bebidas e guloseimas natalícias), a Câmara Municipal de Guimarães, a  AXDB (com a arbitragem e relógios) e o CX Afonsino (com jogos de xadrez).

Nenhum comentário: