segunda-feira, 17 de abril de 2017

José Manuel Jimenez Ariza venceu o Campeonato Mundial de Xadrez Jubilado

O jogador de xadrez espanhol, José Manuel Jimenez Ariza classificou-se em 1º lugar no 29º Campeonato Mundial de  Xadrez Jubilado. José Manuel Jimenez Ariza, que também é SIM (Mestre Internacional por Correspondência), venceu pela quinta vez o Mundial desta modalidade,  . Acrescenta-se ainda que esta competição terminou aos 14 de de abril, p.p. em que participaram 40 jogadores de 12 países. José Manuel Jimenez Ariza é licenciado em Economia Social e do Trabalho, estando a residir em Málaga.
Venceram este Campeonato Mundial Néstor Quadri, Álvaro Peña Ospino, César Reys Maldonado, Eduardo Brizi e, o mais recente campeão, José Manuel Jimenez Ariza.
O Xadrez Jubilado que em português se deverá dizer aposentado,  mas como se confunde com o xadrez dos escalões +50 e + 65, temos aceitado a designação de Xadrez Jubilado. Em suma, considero mais “elegante”, à falta de melhor termo,  especificar o "xadrez jubilado" que está assim estabelecido no idioma espanhol (ajedrez jubilado). Esta disciplina, basicamente, assenta numa partida em que, no início, apenas estão os reis os peões. É também obrigatório a promoção de peões, exclusivamente, em torres. Anualmente decorrem dois mundiais desta modalidade escaquista e o maior número de praticantes encontram-se na Argentina, na Colômbia, na Espanha, no Perú, no Uruguai e na Venezuela.

Nenhum comentário: