sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A MATEMÁTICA E O XADREZ
Uma lenda muito antiga conta que, na Índia, como um Marajá se encontrava enfermo, aconselharam-no a passar o tempo com algo que o distraísse. É então que Dahir al-Hindi fez o jogo de xadrez para este príncipe. O Marajá adorou tanto o jogo que decidiu recompensar o inventor e chamou-o ao palácio.
Perante a insistência do Marajá, Dahir al-Hindi pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro e que fosse dobrando, progressivamente, este número a cada uma das casas restantes. Rindo, o Marajá comentou: fico admiradíssimo com este homem, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, e que me pede uma recompensa tão pequena. Nesse caso que se satisfaça o pedido!
Mas após o seu Vizir fazer as operações, apresenta-se ao seu senhor dizendo ser impossível satisfazer tal pedido, já que no reino não se colhia, em várias anos, essa quantidade de cereal. O Vizir fez saber que o Marajá teria de entregar 18.446.744.073.709.551.615 grãos de cereal; uma quantidade colossal! Hoje, acredita-se que lenda surgiu há cerca de
4000 anos e, desde aí, vem sendo recontada de muitas maneiras, nomeadamente, em livros de xadrez!

Nenhum comentário: