A MATEMÁTICA E O XADREZ
Uma lenda muito antiga conta que, na Índia, como um Marajá se encontrava enfermo, aconselharam-no a passar o tempo com algo que o distraísse. É então que Dahir al-Hindi fez o jogo de xadrez para este príncipe. O Marajá adorou tanto o jogo que decidiu recompensar o inventor e chamou-o ao palácio.
Perante a insistência do Marajá, Dahir al-Hindi pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro e que fosse dobrando, progressivamente, este número a cada uma das casas restantes. Rindo, o Marajá comentou: fico admiradíssimo com este homem, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, e que me pede uma recompensa tão pequena. Nesse caso que se satisfaça o pedido!
Mas após o seu Vizir fazer as operações, apresenta-se ao seu senhor dizendo ser impossível satisfazer tal pedido, já que no reino não se colhia, em várias anos, essa quantidade de cereal. O Vizir fez saber que o Marajá teria de entregar 18.446.744.073.709.551.615 grãos de cereal; uma quantidade colossal! Hoje, acredita-se que lenda surgiu há cerca de 4000 anos e, desde aí, vem sendo recontada de muitas maneiras, nomeadamente, em livros de xadrez!
Club d'échecs Afonsino, Chess Club Afonsino, Club de Ajedrez Afonsino, Club di Scacchi Afonsino, Šachový klub Afonsino, Şah Club al Afonsino, Skakklub Afonsino - fundado no ano lectivo de 1995/96, está inscrito na A.X.D.B. - Associação de Xadrez do Distrito de Braga - e, com o número 0927, na F.P.X. - Federação Portuguesa de Xadrez. CORREIO ELECTRÓNICO - clubedexadrezafonsino@gmail.com; - 41º26'28.20" W - 8º18'31.47" N.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
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