sábado, 31 de janeiro de 2009

ENCONTRO INTERESCOLAR
Hoje, 31 de Janeiro de 2009, realizou-se o segundo Torneio de Xadrez da Série B, do Desporto Escolar. Este torneio foi organizado pelo Clube de Xadrez da Escola EB 2/3 Dr. Nuno Simões (Famalicão), no qual também participaram o Clube de Xadrez Afonsino da Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques, o Clube de Xadrez da Cooperativa Didaxis. A representar a nossa escola estiveram as xadrezistas Adriana Fátima Pereira (Escalão Sub 12) e Rosa Oliveira Martins (Escalão Sub 14), e os escaquistas Fernando Gomes Marques (Escalão Sub 10) e Pedro Gomes Marques (Escalão Sub 8). Neste torneio, em que participaram 64 jogadores de xadrez, saiu vencedor Luis Miguel Silva, (Cooperativa Didaxis) com 6,5 pontos dos 7 possíveis.
O 14º classificado na geral, com 4,5 pontos, foi uma brilhante classificação do Fernando Gomes Marques, e também a de melhor no seu escalão. Como neste Torneio não contemplava as classes de sub 10 e sub 8, naturalmente que o Fernando "perdeu" um troféu de 1º Classificado do seu escalão, com uma performance de 1310 pontos Elo.
Rosa Oliveira Martins com 3 pontos, como 5ª melhor feminina, posicionou-se em 40º lugar, mais uma vez não igualou os resultados do ano passado, tendo-se ficado numa perfomance de 1102 pontos.
Pedro Gomes Marques - o único representante do seu escalão, viu também a sua classe etária não ser contemplada, nesta competição - classificou-se em 51º, ao fazer 2,5 pontos. Deparamos que o atleta partiu nesta prova, devido ao seu Elo Administrativo (1050), em igualdade com mais dois xadrezista, na 63ª posição, apesar de não ter feito um resultado semelhante ao conseguido no primeiro interescolar, melhorou mesmo assim 12 lugares na classificação no final Geral. (OBS. Até momento não foi possivel incluir uma foto do nosso mais jovem xadrezista!)
Em 58º lugar classificou-se Adriana Fátima Pereira, com duas vitórias. Esta xadrezista, no seu segundo torneio, conseguiu já uma perfomance de 1013 pontos.
Resumidamente, estes torneios, - apesar da redução drástica sentida na distribuição de prémios que se verifica neste ano desportivo - permitem, no entanto, um convívio entre estudantes de outras escolas e, paralelamente, uma maior desenvoltura no domínio competitivo. O CXAfonsino tinha inscrito mais 4 jogadores que, por questões imprevistas e, plenamente, justificadas, não puderam integrar a nossa representação

Nenhum comentário: