quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ARMADILHA – 5
Abertura do [C50 Blackburne] Gambito de Schilling
A Armadilha de Boris KosticA armadilha de Boris Kostic, jogada há cerca de 80 anos, no Torneio de Colónia, continua a surgir em partidas de semirrápidas e rápidas com bastante frequência. Esta partida de 7 jogadas é, claramente, muito fácil decorar!
Mülock iniciou a partida com 1. e4... e a resposta do Grande Mestre B. Kostic (na foto) foi 1. ...e5. 2. Cf3... teve como continuidade 2. ... Cc6.
Segue-se: 3. Bc4... avançou Mülock. e o sérvio Boris Kostic deixa desprotegido o peão central e joga 3. ... Cd4. As Brancas (deveriam jogar 4. Cd4 ou c3 ou 0-0) vendo que após o ganho do peão e5 tinham à disposição um ataque à Dama e a captura da Torre, jogam 4. Cxe5... ? e Kostic avança a Dama para a segunda coluna, aliciando as Brancas para tomar a casa f7 que proporciona ainda uma ameaça à Dama. 4. ... Dg5. As Brancas caiem na armadilha jogando: 5.Cxf7... ao que Kostic responde com 5. ...Dxg2!
As Brancas apercebendo que ao perderem a Torre levam Mate, defendem-se 6. Tf1.... Mülock captura, muito previsivelmente peão central e dá xeque rispotando 6. ...Dxe4+. E Mülock, como a partida literalmente perdida, interpõe ainda o Bispo: 7. Be2.... e o Kostic, surpreedentemente, dá o que se designa de «mate abafado» ao jogar 7... Cf3++
TRIFUNNOVITCH, Petar e Sava Vukovitch - "ABC do Xadrez", Colecção Cultura Tempos
Livres, Nº 1, Editorial Presença, 1983, 4ª Edição, 1981, Lisboa

Nenhum comentário: