sábado, 20 de abril de 2019

Campeonatos Nacionais de Jovens U14

O xadrezista Pedro Ferreira da Silva (Elo 1975), do CX Fórum Airão, sagra-se novamente Campeão Nacional, neste ano, como sub14, leva deste evento um belo troféu e ainda 33 pontos de Elo que o torna num dos mais jovens portugueses, neste escalão, a pontuar acima dos 2000. O vive campeão absoluto foi Filipa Pipiras (Elo 1947), do GD Dias Ferreira, que amealhou também 13 pontos de Elo. O 3º classificado foi José Carlos Martins (Elo 1754), do AXPortugal/Atlantidiagon, que também melhorou o seu Elo em 12 pontos. O 4º classificado foi Filipe Bártolo (Elo 1784), do CX Alekhine, e, também com direito a diploma, o 5º classificado Manuel Filipe Sousa (Elo 1271), do CXAE D Filipa de Lencastre, que protagonizou a maior subida de Elo ao levar desta prova 72 pontos.
A jovem xadrezista Filipa Pipiras leva deste campeonato mais um título, o de campeã nacional feminina. A vice-campeã foi Sara Soares (Elo 1610), do EX Porto, e ainda juntou ao sua força Elo 12 pontos. Completou o pódio feminino em 3º lugar, Filipa Camacho (Elo 1271, do CX Colégio Português, e ainda amealhou 16 pontos de elo.
Conseguiram fazer bloco FIDE estes participantes: Filipe Caetano Machado, do CCR Coruchéus, com uma performance de 1145 pontos, por pontuar com 3 dos 6 adversário com Elo; Inês Filipa Dolores, por ter pontuado com 2 dos 6 adversários de Elo que lhe saíram neste campeonato, fazendo uma performance de 1105 pontos, o que permitirá aparecer na lista da Maio da FIDE com Elo. Leonardo Chitano, do ACX Algarve, com uma performance de 1048, por ter pontuado com 3 dos 5 jogadores de Elo que defrontou, e deverá já sair na próxima lista da FIDE com Elo; João Pedro Almeida, do CX Colégio Português, com uma performance de 1025 pontos, devido a ter pontuado com um dos quatro adversários de Elo com os quais jogou, também poderá aparecer com Elo na lista da FIDE em Maio.
Este campeonato registou 49 jogadores que deram a média Elo de 1296 e teve como diretor do torneio o Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez Dominic Cross, . que esteve na sessão solene de entrega de prémios e lembraknças gentilemente oferecidas pela Câmara Municipal de Portimão.O IA Carlos Dias foi também o árbitro principal desta prova que contou com Hugo Gomes, como árbitro Adjunto, auxiliado por Marisa Silva.

Nenhum comentário: