quinta-feira, 29 de março de 2018

Campeonatos Nacionais de Xadrez de Jovens 2017/2018

Cerca de 350 xadrezistas, de vários escalões, concluíram o maior evento nacional que são os Campeonatos Nacionais  de Xadrez de Jovens 2017/2018, organizados pela FPX (Federação Nacional de Xadrez) que decorreram no Luso. Conheçamos os resultados mais extraordinários destas competições. Começando pelo escalão dos mais pequenos.
No ESCALÃO U08, sagrou-se campeão o Filipe Gustavo Castro (Elo 1109), da EX Porto. O 2º lugar ficou para Mark Silva (S/Elo), do EX Porto, que voltou a  defrontar com adversários com Elo, pelo que vai pontuar na próxima lista da FIDE. A Sofia Lopes Valente (Elo 1042), da EX Porto.  que também é Campeã Nacional, foi a 3º classificada.
As novas vencedoras, neste grupo são; 1º lugar pertenceu a Sofia Lopes Valente (Elo 1042), da EX Porto; a Vice-campeã é Francisca Fernandes Camacho (S/Elo) e na 3ªposição ficou a Inês Maria de Castro (S/Elo) do CCR Coruchéus.
No ESCALÃO U10, temos como campeão Daniel Frederico Silva (Elo 1661), da AX Gaia, que ainda melhorou a sua força Elo em  12 pontos . O 2º classificado foi David Teles Sousa (Elo 1438) do EX Porto, e amealhou 44 pontos de Elo. Em 3º lugar ficou David Moitas Faria (Elo  1077), do CX Colégio Português, que arrecadou mais 46 pontos de Elo.  A nova Campeã deste escalão é Clara Sousa Couto (Elo 1143), do EX Porto. A vice-campeã foi Sofia Borges Sismeiro (S/Elo). Do Colégio Efanor, que realizou ainda um bloco FIDE, com uma performance de 1132. A 3ª classificada foi Vitória Maria Cybrom (S/Elo), do N. Sportinguista de S. Miguel, que também realizou um bloco FIDE.  Conseguiram blocos FIDE  o David Melnic Luz, do AEJ S João da Madeira, com a performance de 1249, o Diogo  Ferreira André, do F C Torriense, com a performance de com a performance  de 1204 pontos.
No ESCALÃO U12, surgiu como campeão Artur Eloy Guia (Elo 1678), do AX Portugal/ Atlatidiagonal, que ainda ganhou 15 pontos de Elo. O 2º classificado foi Rodrigo Basílio (Elo 1678) do CCD Corvos do Lis, que arrecadou 22 pontos de Elo, passando assim a ser o xadrezista nacional mais cotado no seu escalão. O 3º lugar foi alcançado por Afonso Pereira Marques (Elo 1525). A campeã nacional foi Filipa Brito Camacho (Elo 1086), do CX Ginágio Louriçal, protagonizou a maior subida de Elo com 142 pontos. A  vice-campeã foi a Sara Joana Soares (Elo 1317), da EX Porto, que voltou a amealhar 21 pontos de Elo. No 3º lugar ficou Mafalda Biscaya Avelino (Elo 1080), do  Estrelas S. João Brito. O Gonçalo Cavaz Coelho (Elo 1025), do CX Colégio Português, terminou em 12º lugar amealhando 109 pontos de Elo. Também o  Tiago João Fernandes (Elo 1141), do CXEB João de Meira, melhorou aqui a sua força Elo com a bonita soma de 90 pontos. Merece também destaque o Tomás Veleirinho (S/Elo, do CX ATL da Coutada, que defrontou 8 jogadores com Elo, pelo que vai também pontuar na próxima lista da FIDE, neste ritmo que lhe faltava.   Vão aparecer  também com pontuação Elo na lista de abril da FIDE, estes  xadrezistas: João Pedro Almeida, do CX Colégio Português; Tomás Barreiros Cardoso, do CX Escola 31 de Janeiro; Laura Figueiredo Maciel, do Económicos/Palma e Arredores; David Santos Marques, do Ccd Corvos Do Lis; Manuel da Cunha Melo, do CSJB; Bernardo Neves Silva, do CX Srª do Pranto; José Peixoto Basílio, da AA de Coimbra, Pedro Miguel Deveza, do AA de Coimbra, Vicente Cancela Cortesão, da AA de Coimbra
Realizaram bloco FIDE, Maria Francisca Vaz, do AA de Coimbra, com uma performance de 1026 pontos.  Joana Santiago Ferreira, do CX 31 de Janeiro; David Rodrigues Bento, do CP Ronfe, Salvador Miguel Silva , do Estrelas S. João de Brito; João Pedro Marques, da AA de Coimbra, Tiago Miguel Silva, do Clube Amador de Mirandela.

Nenhum comentário: