quinta-feira, 1 de setembro de 2016

5 Afonsinos a pontuar na lista da FIDE

Terminou a época competitiva na disciplina de xadrez, e o Clube de Xadrez Afonsino registou mais um escaquista com internacional, apesar de ter perdido um que enveredou pelo futebol, no ritmo clássico.  
Na lista de FIDE, de setembro de 2016, aparece com NM Fernando Castro com 2091 pontos de Elo, o único titulado do CX Afonsino (Mestre Nacional), que nesta época esteve muito ocupado pela atividade da carreira universitária, pelo que foi-lhe impossível participar em quaisquer dos torneios ou provas competitivas.
José M. Teixeira, que está como principal dinamizador do Clube, regista 1413 pontos de Elo e 1485 no ritmo rápido, que não tem tido tempo para estudar xadrez. Este xadrezista, para além das inscrições na FPX do clube e dos seus atletas, a participação nos Torneios da AXDB e nas provas do Desporto Escolar, ainda mantém este blogue com mais de 300 postagens anuais
O jovem estudante do secundário e, já há vários anos a jogar pelo CX Afonsino, António José Oliveira possui a força Elo de 1281 pontos  e 1239 no ritmo de rápidas. Apesar da preocupação em obter uma ótima média classificativa nos seus estudos para poder ingressar no curso da universidade deseja, continua a ser bastante assíduo nos torneios. 
A estudante e que já trouxe um título nacional feminino e vários títulos distritais para o clube, Rosa Daniela Martins pontua agora em dois ritmos. Foi uma das 3 entradas portuguesas na Lista de Setembro da FIDE. Rosa Martins pontuou no ritmo de Lentas com 1181 pontos de força Elo e é, agora, no ranking feminino nacional, a número 38. Esta escaquista  também  já registava 1206 pontos de Elo no ritmo de rápido. 
O xadrezista que entrou, pela primeira vez, num clube de xadrez como atleta federado,  Lino Pinto registou  o Elo 1021 pontos no ritmo de rápidas, logo que participou num torneio distrital. 
Na próxima época o Clube, no âmbito do Desporto Federado, pretende que estes jogadores melhorem a sua força de jogo e passem pontuar em todos os ritmos (Std   Standart; Rpd  Rapid; e Blz – Blitz). Espera que mais 5 xadrezistas consigam entrar para a lista da FIDE no ritmo Std (ritmo de Lentas).  No entanto o objetivo de ter 8 afonsinos com Elo de lentas é o que se perseguirá. Houve já um período em que as medalhas e os títulos eram o que se buscava, mas a maioria dos seus atletas em competição tem-no conseguido nos diversos torneios em que participaram.

Nenhum comentário: