terça-feira, 13 de setembro de 2016

42nd Olympiad Baku 2016 Women

Arrumadas as peças e tabuleiros das 42ª Olimpíadas de Baku, as equipas que terminaram nos 5 primeiros lugares são a  da  China, da Polónia, da Ucrânia, da Rússia e da Índia. A equipa portuguesa que partiu na 68ª posição concluiu o evento  61º lugar.
A WFM Ana Filipa Batista (Elo 2125), fez 3,5 pontos, na primeira mesa a jogar com atletas de Elo inferior, mas brilhou na 6º Ronda ao derrotar a canadiana FM Qiyu Zhou (Elo 2367). Esta nossa xadrezistas realizou uma performance de 2048 e amealhou 12 pontos para o seu Elo.
No 2º tabuleiro, a WFM Margarida Coimbra fez 5 pontos, uma performance de 2031). Perdeu pontos de Elo, apesar de ter arrancado um empate à WIM Kristyna Havlikova (Elo 2271). Meso assim fez um boa prestação
Rita Osório (Elo 1791),  jogou no 4º tabuleiro e fez 6,5 pontos, com uma performance de 2090, e amealhou 132 pontos de Elo, protagonizando a 3ª maior subida de Elo nestas olimpíadas femininas. Esta xadrezista sai, ainda, destas olimpíadas com o título de Mestre FIDE de mulheres (WFM). Realizou mais uma participação nas olimpíadas muito positiva.
A WCM Mariana Sofia Silva (Elo 1789) fez 5 pontos em 9 partidas, com uma performance de 2065 pontos e amealhou 112 pontos de Elo, ficando com a 5ª maior subida de Elo. Além desta boa participação olímpica, Mariana Sofia conseguiu o título de WCM (Candidata a Mestre Feminina). Efetuou umas olimpíadas também muito positivas.
E a Ana Teixeira da Silva (Elo 1855) realizou 3 pontos vencendo somente adversárias com Elo inferior, pelo que perdeu 64 pontos de Elo. Vaticinamos para que nas próximas olimpíadas consiga um pouco de sorte e trazer um título da FIDE como a sua irmã alcançou em Baku.
Parabéns a toda equipa nacional que levou o nome de Portugal ao Azerbaijão, com uma participação boa, em que as escaquistas trouxeram uma melhoria  no ranking, dois novos títulos da FIDE e e ainda muitos pontos de Elo. Também o trabalho desenvolvido pelo IM Sérgio Rocha, para que as nossas olímpicas conseguissem o melhor resultado, merece ser realçado pelo seu empenho.

Nenhum comentário: