O Xeque Mate de Bispo, Cavalo e Rei, é um
final difícil, pelo que muitos xadrezistas
tem empatado, por desconhecerem as fases estratégicas que o permitem. O
jogador adversário procurará manter o rei no centro ou refurgiar-se nos cantos de cor das casas do Bispo. Para os afonsinos e para os visitantes do
blogue, vou optar pelo Rei, Bispo e Cavalo de cor branca que darão mate ao
solitário Rei preto. O Bispo serve para bloquear as casas de fuga, tempos de
espera e dar mate. O rei assegura que o cavalo e o Bispo não sejam capturados e
serve de bloqueio ao rei adversário. O cavalo serve para bloquear e dar mate.
Primeiro
é necessário levar o Rei preto, se estiver no meio de tabuleiro, para a última
coluna. Quando chegar à última coluna, o Rei preto procura refugiar-se no canto
da casa de cor contrária a cor da casa do Bispo branco. Como vemos na gravura o
Rei preto pode deslocar-se para b8, c8 e d8 , porque as peças brancas se
encontram assim posicionadas: Rei em c6, Cavalo em c7, Bispo em c5. Nesta
posição se as pretas tiverem de jogar
vão para a7, obrigando o Rei preto a ir para d8, já que o nosso objetivo é
obriga-lo a “refugiar-se” na casa h8, para que aí o Bispo dê xeque-mate.
O Cavalo vai movimentar-se formando um W. O
Rei branco movimentar-se, na fila 6 , paralelamente ao rei preto, acompanhando
o Cavalo. O Bispo Branco procurará bloquear ao Rei as casas pretas de
fuga. Nesta posição aleatória O Rei
preto avança para d8,o cavalo salta para d5. O Rei preto avança para e8,
procurando escapar para as casas brancas f7 e depois g6. E isso irá acontecer,
mas as brancas forçá-lo-ão a regressar à
fila 8. Com o Rei preto em f7 o Cavalo salta para e7, e assim bloquear as casas
brancas f5 e g6. O jogador de pretas apercebe-se que deve levar o Rei para g7 e
escapar para h6, já que obrigando o adversário a atingir os 50 movimentos
empatará a partida. Assim as brancas devem lançar o Bispo para e3 e controlar
as casas g5 e h6. Se o Rei procurar a casa f6, coloca-se o Bispo, fazendo um
tempo de espera em f5. O Rei preto deverá de jogar para f7. Para limitar o
número de casas ao Rei. Avançamos com o Bispo para g5. Aqui o Rei preto optará
pela casa d8. Depois o Rei branco
dirige-se para casa e6 e o Rei adversário vê a cas d8 com possível fuga
para c8. Mas não conseguirá porque o Bispo desce para f4. O Rei preto tem de
voltará para e8. O Bispo vai bloquear a casa d8 indo ocupar c7. O Rei
impossibilitado de entrar em e8 e e7, avança para f8. E, fazemos mais uma linha
do W, levando o Cavalo para f5. O Rei preto retarda e regressa a e8. O cavalo
completa o W movendo-se para g7. E Rei preto só pode ocupar a casa f8. Agora o
Rei Branco desloca-se para f6 e protege o Cavalo e impedindo que o Rei
escape e tenha de avançar para g8. Agora
o Rei branco desloca-se para g6, fazendo com que o Rei preto possa apenas as
casas f, g e h, da fila 8. E é nesta última h8 que o Rei preto vai ocupar.
Seguidamente o Bispo desce para d6 que controla a casa f8. O Rei preto passa
para g8. As brancas levam o cavalo para f5.
O Rei preto desloca-se para g8 e as brancas trancam o Cavalo saltando
para h6+. Então o Rei ocupa a única casa possível a h8. Para não afogar o Rei
as branca levam novamente o Cavalo para f5. Como o Rei tem de ocupar a casa g8.
Com o cavalo a salta para h6+, o Rei é obrigado a voltar para a casa h8. Com o
Rei preto no canto h8, as brancas avançam o Bispo para d4++
Agora, que conseguiram esxecutar devagar este mate, é necessário
praticá-lo uma meia dúzia de vezes, podendo, se possível, usar também
o computador com um programa de xadrez num nível elevado e executar este final.
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