 Esta partida tem sido muito usada pelos  treinadores de xadrez,
quando ensinam a abertura do peão de Rei, na Defesa de Nimzovich, e aproveitam para mostrar o mate espetacular com que termina a partida. Ei-la: 1. e4 Cc6; 2. d4
d5; 3. exd5 Dxd5; 4. Cxf3  Bg4; 5. Bg2 0-0; 6.
c4  Dh5; 7. d5 (Não pode capturar o
Cavalo, já que a Torre tomaria a Dama) Bxf3; 8. Bf3 De5+;  9. Be3 (Ralph não se preocupa com a perda de um
peão em b2 assim como irá fazer o mesmo com a Torre.) Dxb2; 10. 0-0  Dxa1; 11. dxc6 (Sabendo ou admitindo  que as brancas vão ganhar
como era usual no tempo do período Romântico do Xadrez, mesmo assim não deixa de nos parecer uma
jogada infantil!) Txd1; 12. cb7+ Rb8; 13. Txd1 (As pretas não podem capturar o
cavalo e a Torre ameaça Mate em d1, pelo procuram naturalmente uma fuga  para o Rei!) c6; 14. Bxc6  Rc7 15;  Td7+
Rc6; 16. …++ Agora o caro visitante procure não ler 
e pense no movimento ou jogada imperceptível  que dará a vitória às brancas! Se descobriu
parabéns! Ralph promove o peão em Cavalo e dá mate. Espero que tenham gostado de efetuar esta  impressionante cilada.
Esta partida tem sido muito usada pelos  treinadores de xadrez,
quando ensinam a abertura do peão de Rei, na Defesa de Nimzovich, e aproveitam para mostrar o mate espetacular com que termina a partida. Ei-la: 1. e4 Cc6; 2. d4
d5; 3. exd5 Dxd5; 4. Cxf3  Bg4; 5. Bg2 0-0; 6.
c4  Dh5; 7. d5 (Não pode capturar o
Cavalo, já que a Torre tomaria a Dama) Bxf3; 8. Bf3 De5+;  9. Be3 (Ralph não se preocupa com a perda de um
peão em b2 assim como irá fazer o mesmo com a Torre.) Dxb2; 10. 0-0  Dxa1; 11. dxc6 (Sabendo ou admitindo  que as brancas vão ganhar
como era usual no tempo do período Romântico do Xadrez, mesmo assim não deixa de nos parecer uma
jogada infantil!) Txd1; 12. cb7+ Rb8; 13. Txd1 (As pretas não podem capturar o
cavalo e a Torre ameaça Mate em d1, pelo procuram naturalmente uma fuga  para o Rei!) c6; 14. Bxc6  Rc7 15;  Td7+
Rc6; 16. …++ Agora o caro visitante procure não ler 
e pense no movimento ou jogada imperceptível  que dará a vitória às brancas! Se descobriu
parabéns! Ralph promove o peão em Cavalo e dá mate. Espero que tenham gostado de efetuar esta  impressionante cilada. Club d'échecs Afonsino, Chess Club Afonsino, Club de Ajedrez Afonsino, Club di Scacchi Afonsino, Šachový klub Afonsino, Şah Club al Afonsino, Skakklub Afonsino - fundado no ano lectivo de 1995/96, está inscrito na A.X.D.B. - Associação de Xadrez do Distrito de Braga - e, com o número 0927, na F.P.X. - Federação Portuguesa de Xadrez. CORREIO ELECTRÓNICO - clubedexadrezafonsino@gmail.com; - 41º26'28.20" W - 8º18'31.47" N.
sexta-feira, 17 de abril de 2020
A espetacularidade do Mate de Ralph
 Esta partida tem sido muito usada pelos  treinadores de xadrez,
quando ensinam a abertura do peão de Rei, na Defesa de Nimzovich, e aproveitam para mostrar o mate espetacular com que termina a partida. Ei-la: 1. e4 Cc6; 2. d4
d5; 3. exd5 Dxd5; 4. Cxf3  Bg4; 5. Bg2 0-0; 6.
c4  Dh5; 7. d5 (Não pode capturar o
Cavalo, já que a Torre tomaria a Dama) Bxf3; 8. Bf3 De5+;  9. Be3 (Ralph não se preocupa com a perda de um
peão em b2 assim como irá fazer o mesmo com a Torre.) Dxb2; 10. 0-0  Dxa1; 11. dxc6 (Sabendo ou admitindo  que as brancas vão ganhar
como era usual no tempo do período Romântico do Xadrez, mesmo assim não deixa de nos parecer uma
jogada infantil!) Txd1; 12. cb7+ Rb8; 13. Txd1 (As pretas não podem capturar o
cavalo e a Torre ameaça Mate em d1, pelo procuram naturalmente uma fuga  para o Rei!) c6; 14. Bxc6  Rc7 15;  Td7+
Rc6; 16. …++ Agora o caro visitante procure não ler 
e pense no movimento ou jogada imperceptível  que dará a vitória às brancas! Se descobriu
parabéns! Ralph promove o peão em Cavalo e dá mate. Espero que tenham gostado de efetuar esta  impressionante cilada.
Esta partida tem sido muito usada pelos  treinadores de xadrez,
quando ensinam a abertura do peão de Rei, na Defesa de Nimzovich, e aproveitam para mostrar o mate espetacular com que termina a partida. Ei-la: 1. e4 Cc6; 2. d4
d5; 3. exd5 Dxd5; 4. Cxf3  Bg4; 5. Bg2 0-0; 6.
c4  Dh5; 7. d5 (Não pode capturar o
Cavalo, já que a Torre tomaria a Dama) Bxf3; 8. Bf3 De5+;  9. Be3 (Ralph não se preocupa com a perda de um
peão em b2 assim como irá fazer o mesmo com a Torre.) Dxb2; 10. 0-0  Dxa1; 11. dxc6 (Sabendo ou admitindo  que as brancas vão ganhar
como era usual no tempo do período Romântico do Xadrez, mesmo assim não deixa de nos parecer uma
jogada infantil!) Txd1; 12. cb7+ Rb8; 13. Txd1 (As pretas não podem capturar o
cavalo e a Torre ameaça Mate em d1, pelo procuram naturalmente uma fuga  para o Rei!) c6; 14. Bxc6  Rc7 15;  Td7+
Rc6; 16. …++ Agora o caro visitante procure não ler 
e pense no movimento ou jogada imperceptível  que dará a vitória às brancas! Se descobriu
parabéns! Ralph promove o peão em Cavalo e dá mate. Espero que tenham gostado de efetuar esta  impressionante cilada. 
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