quarta-feira, 22 de abril de 2020

Cilada da Defesa Escandinava


Como vimos registando, acerca deste período de confinamento, os clubes de xadrez escolares, na sua maioria, estão parados, por isso trazemos mais uma armadilha para os jogadores de xadrez do CXAfonsino e para qualquer visitante deste blogue. Estas armadilhas podem ser aplicadas, especialmente, em partidas nos torneios de rápidas. Sabemos já  que algumas das que aqui se divulgaram (O Mate de Kostic e o famosíssimo Mate Pastor) forma concretizadas. 
Vamos hoje conhecer a armadilha que se desenvolve na abertura da Defesa Escandinava. Vejamo-la: 1. e4 d5 2. exd5 Dxd5  (Defesa Escandinava) 3. Cc3 Da5 4. d4 Cf6 5. Bc4 Bf5 6. Bd2 ...(As pretas que tenham em atenção este Bispo!) e6 !! (Este lance é um erro fatal! Uma saída para a Dama exige que as pretas avancem o peão para ... c6.) 7. Cd5 Da4 8. Bb5+ Dxb5 9 Cxc7+ ... (Aqui o jogador de pretas,perante um xeque que possibilita ainda a captura da Torre e da Dama que se será capturada ao 9º lance, deverá desistir!). 
Agora é preciso façam a Cilada da Defesa Escandinava umas 3 vezes e nunca mais se esquecerá! Permitam-me recordar que nesta abertura existe também a Armadilha ou Mate da Escandinava de Stefansson!

Nenhum comentário: