sexta-feira, 20 de julho de 2018

Congresso "Xadrez - do Tabuleiro à Sala de Aula, do Jogo à Estratégia Pedagógica"

Pelas 9h00, no Auditório do ' O Amanhã da Criança, no dia 20 de julho de 2018, isto é  no Dia Internacional do Xadrez, iniciou-se o congresso subordinado ao tema "Xadrez - do Tabuleiro à Sala de Aula, do Jogo à Estratégia Pedagógica", o qual conta com o apoio institucional da Câmara Municipal da Maia, da Federação Portuguesa de Xadrez, da Associação de Xadrez do Porto e do CFAE maia/trofa. Neste iniciativa intervieram Daniel Quintã, que coordenou esta atividade e deu início ao evento, propriamente dito, , anunciando a intervenção do presidente da Direção da coletividade ' O Amanhã da Criança, o dr José Manuel dos Santos Correia, que congratulou e saudou a iniciativa, bem como a ação dos envolvidos nesta iniciativa, assim como  a presença de todos os intervenientes e participantes. Seguiu-se o envolvimento da vereadora da área desporto do Município da Maia, como palestrante em defesa da política de apoio da edilidade e deste tipo de ações no âmbito da massificação do xadrez.
O presidente da Federação Portuguesa, dr. Dominic Cross, que salientou os vários problemas da atual situação do xadrez nacional que procuram ultrapassar e relevou a valorização deste congresso para os formadores que contribuam como uma das respostas para minimizar  as carências do ensino desta disciplina.
A intervenção de  dr. Jorge Resende  abordou a importância do xadrez e dos benefícios do xadrez na escola, que é já do domínio de todos, devido aos imensos estudos académicos realizados e ao elevado número de publicações existentes em várias línguas. Resumidamente recordamos esses benefícios bem conhecidos que são melhorar o comportamento na sala de aula, estimular a memória, desenvolver o cálculo mental, ensina a resolver problemas, aumentar a criatividade, potenciar a visão espacial, estimular o espírito empreendedor e reforçar a concentração.

O orador dr. Vitor Cardoso, que apresentou várias estratégias na aprendizagem do xadrez, como jogo, pelos alunos do pré-escolar, como complementos das metodologias de ensino do xadrez para crianças de tenra idade.
A intervenção do professor de xadrez, em Padrón, o IM Diego Espinheira Gonzalez, mostrou, através do seu modelo de instrução e dinâmica, o xadrez no ensino curricular na Galiza, nomeadamente escolas públicas, privadas e semiprivadas ou com contratos de associação.

Justificam também este destaque os oradores convidados, particularmente, o dr. Mário Tiago Oliveira, que se focou na sua atividade de desenvolvimento e reconhecimento do xadrez do seu clube, desde a fundação, há cerca de 10 anos, NX Didaxis, nas vertentes escolar e federada. Hoje o historial deste seu clube, já com a designação Aa2Didaxis, apresenta-se como modelo de referências pelos êxitos alcançados nas duas valências a nível local, regional e nacional e internacional, pelo que além dos títulos alcançados individualmente e coletivamente. O seu trabalho como animador do Aa2D, assim como alguns dos seus xadrezistas, destacaram-se de tal forma que  mereceram ser reconhecidos com distinções de Mérito Desportivo, individualmente e coletivamente, pelo município de Famalicão, onde o clube  está sediado.


 O FM Carlos Caneiro, um dos criadores de  projetos educativos de xadrez para um Município e para um estabelecimento de ensino, apresentou aspetos da pedagogia para a sustentabilidade do desenvolvimento desta disciplina nas escolas, Estes projetos abrangeram os  vários níveis etários, em ambiente escolar do privado e do público.A linha pedagógica que contribuiu para os projetos, que abrangeram todas idades escolares, desenvolvidas em escolas particulares e em projetos. E na derradeira intervenção, que terminou pela 17h00 do tesoureiro da FPX, o dr António Pedro Vinagre, que deu a conhecer que a FPX  procura aumentar o número de atletas federados, destacando a nova medida para o alargamento da modalidade, já a partir da próxima época em que  os alunos sub 12 passarão a estar isentos de taxa de filiação.

Este evento, registou nos momentos de debate, várias intercalações  de encontro ao que os palestrantes explanaram ou que resultaram com questões pertinentes sobre o xadrez nacional. 

Nenhum comentário: