terça-feira, 31 de julho de 2018

Ação formativa em xadrez


Decorreu nas instalações da Didaxis, no Vale de São Cosme, em Famalicão, no dia 29 de julho, mais uma Ação formativa em xadrez. Participaram nesta atividade 9 treinadores de xadrez, quase todos são também responsáveis pela dinamização de clubes de xadrez no âmbito escolar e federado. Ministraram a ação o IM Rui Dâmaso e o NM João Leonardo, que trabalharam a inteligência emocional, as vertentes multidisciplinares do xadrez, a memória de representação percetual (padrões, referências e temáticas), a estrutura competitiva essencial e orientações para os treinadores, e a autonomia e mediação. 
Foram apresentadas, mais como abordagem, questões e propostas para que o xadrez possa entrar curricularmente nas escolas portuguesas. 
Esta modalidade formativa contabilizou em créditos para a (re)validação das cédulas de treinadores. Estão já agendadas outras para outras regiões do País que podem ser consultadas no sítio da Federação Portuguesa de Xadrez, que é a entidade promotora destas atividades formativa. 

Nenhum comentário: