domingo, 21 de maio de 2017

Campeonato Nacional Xadrez - Desporto Escolar - Equipas Maia 2017

Na Escola Básica Levante  da Maia, decorreram o Campeonato Nacional de Xadrez do Desporto Escolar, de 20 a 21 maio 201, da época  desportiva de 2016/17, em que o vencedor foi André Fidalgo (Elo 2056), da AE Sampaio, com 9 pontos. Com o 2º lugar ficou Rafael Morais Saraiva (Elo 1715), da ES J Estêvão, que fez 7 pontos.  E com igual número de pontos conseguidos, o 3º classificado que foi Luís Gomes Afonso (Elo 1468), do Colégio de Gaia. A jogadora melhor classificada é Bárbara Azevedo Dolores (Elo 1268), da ES J Estêvão. A 2ª melhor xadrezista foi Cátia Cruz (S/Elo s/r) do AE Paço de Arcos. Silvana Augusta (S/Elo s/r), atleta do AE Sampaio. Merece ainda destaque que Afonso Maria Teixeira (S/Elo s/r), da ES S Lourenço de Portalegre, foi dos participantes não federados o melhor atleta que fez 5,5 pontos, ao terminar a prova em 13º lugar.
Na classificação por equipas, a Campeã Nacional é ESJ Estêvão, de Viseu (da Zona Centro), com 63 pontos, formada por Rafael Morais Saraiva, Rafael Alves Ribeiro, Raúl Manuel Lopes, Claúdio Campenhe, e Bárbara Dolores. A equipa da Didaxis – Vale de S. Cosme (Zona Norte) sagrou-se Vice-campeã, com 54 pontos, constituída por Phoenix Campos (Elo 1184), Simão Barroso (Elo 1456), Carlos Salvato Azevedo (Elo 1286), Henrique Peres (Elo 1433), e Miguel Costa Jorge (Elo 1161). E, em 3º lugar, ficou a ES S. Lourenço, de Évora, (Alentejo), composta  António  Marques, Afonso Maria Teixeira; Júlio Machado, Denis Lapuste, e Júlio Rosa.
Este importante evento foi organizado pela secção do Desporto Escolar do MEC (Ministério da Educação e Cultura), tendo como diretor e responsável na arbitragem dr. José Cavadas, teve o rimo de semirrápidas, de 15 minutos K0, e de 9 rondas.  No campeonato por equipas participaram 5 escolas que competiram em 3 rondas.  A cerimónia de entrega de troféus contou com a presença do primeiro-ministro dr. António Costa e, do ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, que durante alguns momentos mostraram que também eram bons em algumas das modalidades que praticaram, quando estudantes.

Nenhum comentário: