quinta-feira, 21 de abril de 2016

Silvio Danailov: 1511 – CURIOSIDADE

O empresário de competições de xadrez Silvio Danailov nasceu  em 21 de abril  de 1961, na Bulgária. Danailov jugou xadrez até que alcançou o título de Mestre Internacional.
De 1993 a 2000, este xadrezista treinou e geriu a equipa  nacional masculina da Bulgária. Entretanto tornou-se gerente e treinador dos ex-Campeões Mundiais, o búlgaro GM Vaselin Topalov e o ucraniano GM Ruslan Ponomariov. Silvio Danailov desempenhou também funções de Presidente Honorário da ECU (União Europeia de Xadrez) e de
membro da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e dirige a FBX (Federação Búlgara de Xadrez, desde 2001. Este escaquista foi o fundador da Grand Slam empresa que organiza os Torneios de Wiljk aan Zee (Holanda), M-Tel Masters (Bulgária), Nanjing (China) de Linares  e do Torneio de Mestres de Bilbau (Espanha). Danilov propôs a regra “Anti-draw” que foi pela primeira vez introduzida no Super Torneio M-Tel Master 2005, em que a proposta de empate só pode ser permitida à terceira vez com consentimento do árbitro. Este búlgaro domina também o inglês, o espanhol, o Russo e a língua Servo-Croata.Deve-se a Silvio Danailov o programa  de Implementação do Xadrez na Escola, aprovado pelo Parlamento Europeu, em 2012. O IM Silvio Danailov, que é árbitro e treinador,  possui 2448 pontos de Elo que lhe garante ser o 23º xadrezista no rateio da Bulgária.
Apresta-se congratular, pelo aniversários, este escaquista, assim como Leonid Gofshtein, Li Wenliang  Tong Yuanming, e Subramanian Arun Prasad.

Nenhum comentário: