sábado, 30 de agosto de 2014

RESCALDO DAS OLIMPIADAS DE TROMSON 2014 - 004

A maior jogadora da História do Xadrez, a GM  Judit Polgar, anunciou a sua retirada da alta competição, frisou a intenção nas Olimpíadas de Xadrez da Noruega, em Tromsø.
Esta bela xadrezista tornou-se grande mestre internacional aos 15 anos, quebrando o recorde Bobby Fischer. Representou a o seu país em 6 seis ocasiões, tendo competido sempre contra homens, nas quais arrebatou medalhas de ouro e de prata, individuais e em equipa.
Depois de liderar o ranking mundial na lista feminina da FIDE desde 1989, isto é, há mais de 25 anos, estabelecendo um recorde Guinnes. Refira-se ainda que, em  2005, foi a número 8 do ranking mundial, com a impressionante força Elo de 2735 pontos. Força idêntica que regista,presentemente, em Blitz.
Judit Polgar pode congratular-se – apesar de nunca ter participado em campeonatos nacionais de mulheres, olimpíadas e mundiais femininos - de ter sido a única xadrezista que conseguiu derrotar nomes sonantes da elite dos GM como  Spassky, Karpov, Kasparov, Topalov, Anand e Carlsen, em torneios internacionais, jogos e competições rápidas. Foi também laureada com o Óscar de Xadrez, por sete vezes, e foi ainda eleita a “xadrezista século”. Ganhou, a par de outras notáveis classificações, a medalha de bronze individual no Campeonato da Europa, em 2011.
Publicou livros de xadrez infantis. Com irmã Sofia Polgar publicou também obras de xadrez (Chess Playground 1-2). Em março de 2014 foi oficialmente nomeada a Embaixatriz de Talentos da Hungria. Para abreviar a sua carreira, lembramos que nas recentes Olimpíadas de Xadrez da Noruega, em Tromsø, Judit Polgar ganhou uma medalha de prata com a seleção composta pelos GM Peter Leko, Csaba Blogh, Joltan Almasi,e Richard Rapport, que davam a média de Elo de 2703. E, antes do derradeiro ponto final, referira-se que, hoje, existe já uma Fundação Judit Polgar que continuará a promover o xadrez educacional  como um método inovador para o ensino do pensamento criativo para as crianças do mundo digital

Nenhum comentário: