sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Conferência de Imprensa: II Torneio Internacional Cidade de Famalicão.

Decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no dia 25 de agosto, em Famalicão, apresentava pelo dinamizador do Núcleo de Xadrez da Didáxis, do Vale de São Cosme, dr. Mário Oliveira, professor desta instituição de ensino. Estiveram presentes neste evento a Drª Marta Ribeira, em representação do estabelecimento de ensino Didáxis, o dr. Carlos Dias, presidente da AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga), o dr. Mário Passos, vereador do pelouro desportivo da Câmara Municipal de Famalicão e o sr. Arien Gonzalez, Presidente da Associação de Pais da Didáxis.
Neste colóquio foi referenciada a importância desta prova, como uma das importantes do País, pelo número de atletas que vêm de fora, pelo titularidade dos escaquistas nacionais e estrangeiros, pelas mais valias de nomeada e económicas que traz para a cidade. Destacaram-se os eventos escaquistas desenvolvidos por este núcleo, os êxitos dos jovens xadrezistas que têm participado em torneios locais, nacionais e internacionais, nomeadamente no V Campeonato Ibero-Americano (com a presença do MN Luís Silva) e nas recentes Olimpíadas de Xadrez de Tromson, em que WMF Inês Oliveira alcançou o título de mestre FIDE feminino.
Destaca-se que, depois do domínio desta disciplina ter saído de Braga, para se instalar em Guimarães, a mesmo regressou a Famalicão que, perante o crescente  envolvimento dos jovens no xadrez, acabou por proporcionar uma sede à AXDB.
Resta saudar todos os envolvidos nesta iniciativa para que a mesma venha ser mais um sucesso desportivo para os que participarem (uns pelos prémios, outros pela melhoria de Elo e alguns pela realização de blocos FIDE).

Nenhum comentário: