sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ivan Cheparinov venceu o Festival de Xadrez de Gibraltar

A edição do Festival de Xadrez de Gibraltar, na categoria de Master, surpreendentemente, foi ganha pelo búlgaro Ivan Cheparinov (Elo 2672) no play-of, pois conseguiu superar o russo Nikita Vitiugov (Elo 2737) e o ucraniano Vassily Ivanchuk (Elo 2739), que fizeram também 8 pontos em 10 possíveis. Levando o prémio no valor de 20.000 £.  Além de outros bons prémios, destaca-se o prémio de melhor feminina arrebatdo pela bela ucraniana GM Natalia Zhukova (Elo 2449),no valor de 15.000 £.
A presença portuguesa, no Challenge A, regista valores positivos para as irmãs Inês e Alice Oliveira, por terem melhorado a força Elo. A WCM Maria Inês Oliveira arrecadou 15 pontos de Elo, e  Maria Alice Oliveira (Elo 1466) somou ao Elo mais 9 pontos, pois suplantou, surpreendentemente, um adversário de 2013 pontos de Elo. No forte grupo dos mais fortes, o de Master, o GM Luís Galego, manteve-se ao seu nível. O canadiano GM Kevin Spraggett, que reside em Portugal, também melhorou em 12 pontos a sua força xadrezista. E o escaquista Cross Dominic, também residente em Portugal, não conseguiu manter a força no grupo Amateur A, que lhe garantiu ser o primeiro na sua série, fazendo uma prova razoável, no entanto o 13º lugar não deu para chegar aos prémios monetários.
Neste torneio de xadrez estavam em jogo mais de 170 000 libras em prémios, distribuídos pelos grupos de Master,  Challenge A, Challenge B, Amateur A e Amateur B.   

 

Nenhum comentário: