domingo, 23 de fevereiro de 2014

Bolhari vence o Torneio de Inverno 2014

O xadrezista Orphe Bolhari Iraj, do CX João de Meira, venceu o Torneio de Inverno 2014, organizado pelo CAR (Clube de xadrez do Círculo Arte e Recreio) em parceria com CX Afonsino (Clube de Xadrez Afonsino). Este jogador de xadrez iraniano, que reside há vários anos em Guimarães, ao realizar 4 vitórias (mais um bye) e performance de 2179, averbou 8 pontos para a sua força de jogo (Elo FIDE 2123). O segundo troféu – uma taça e diploma - ficou com o jovem Camilo Orlando (Elo FIDE 1198), do CX João de Meira, que, pelos 4 pontos alcançados, beneficiou da falta do adversário Artur Lemos, mesmo assim atingiu uma performance de 1533 pontos, o que não impediu de ser uma surpresa como participação brilhante.
José M. Teixeira (Elo FIDE 1495), do CX Afonsino, ficou em 3º lugar, pelos 3,5 pontos obtidos e uma performance de 1659, mas pela derrota com o vencedor do torneio perdeu 3 pontos de Elo. O 4º classificado foi José Carlos Oliveira Leite, (Elo 1401), do CX CAR, que realizou 3,5 pontos), levou uma medalha e um diploma, a que acrescenta mais um jogo para alcançar elo internacional. O escaquista Artur Lemos (Elo FDE 1653), do GDR “Amigos de Urgeses, classificou-se em 5º lugar, devido à derrota com Bolhari e ter faltado à última ronda, e perdeu ainda 3 pontos na força Elo. Em 6º lugar, com direito a medalha e diploma, temos Gabriel Araújo Durval (Elo 1196), do CX Afonsino, que fez 3 pontos que lhe deram uma performance de 1306 pontos, ficando ainda a 4 partidas de alcançar Elo internacional. O jogador de xadrez Rui Filipe Martins, (Elo 1180), arrebatou o diploma de 6º lugar, por superar 3 adversários que contribuíram para performance de 1300 pontos, estando agora a 5 partidas para pontual pela lista FIDE. Dos 8 atletas que se classificaram a seguir e que receberam um belíssimo diploma e participação comemorativo de “Creixomil 1088 Anos”, realizado pelo artista plástico dr. Salgado Almeida, merece referência Rosa Daniela Martins, do CX Afonsino, que, por ser a melhor jogadora desta competição, saiu também medalhada, e o António José Oliveira, também do CX Afonsino, que passará a pontuar já na lista de Março pela FIDE.
Hoje terminou este torneio de 5 rondas que integrou as atividades culturais promovidas pela Junta de Freguesia de Creixomil para comemorar os 1088 anos da primeira referência documental do topónimo. A cerimónia de entrega de prémio, bem como a última ronda, decorreu nas instalações remodeladas, com a presença do Eng. José da Costa Martins, na qualidade de presidente do organismo administrativo local.

Nenhum comentário: