terça-feira, 11 de setembro de 2012

Maria Oliveira, Rubén Pereira, José Padeiro e Luís Galego Saíram com pontos nas 40ª Olimpíadas
Terminaram as "40 Olimpíadas de xadrez de Istanbul" (Turquia), onde Portugal esteve resentado por duas equi- pas que registaram um balanço positivo e que tiveram, por isso, o merecido destaque tele- visivo pelo prof. Marcelo Rebelo de Sousa.  O conjunto de xadrezistas constituída pelo GM Luís Galego, no primeiro tabuleiro esteve, perante uma tarefa nada fácil, mas na última jornada empatou com Victor Bologan (35º no ranking mundial da FIDE) e melhorou o seu Elo em 2 pontos. O FM Jorge Ferreira arrancou 19 pontos para o Elo. O IM Rúben Pereira, que também esteve bem, fez 6.5 pontos dos onze possíveis, melhorando o Elo em 9 pontos. O GM António Fernandes, não foi feliz nos adversários, e saiu com 7 pontos de perda de Elo. Este equipa escaquita nacional absoluta subiu 4 lugares ao ranking inicial.
A equipa feminina apesar de ter descido 3 lugares no ranking inicial, registou alguns bons resultados. A WIN Catarina Leite, no 1º  tabuleiro,conseguiu 2 interessantes resultados com xadrezistas jogadoras sensivelmente mais fortes, mas acabou por perder 48 pontos no Elo. A FM Margarida Coimbra também ficou aquém do que pretendia, mas consegui ainda 5,5 pontos, jorando na segunda e primeira mesas, perdendo apenas 2 pontos de Elo. A WFM Ana Batista  realizou uma olimpíada para esquecer e viu o seu Elo baixar 29 pontos. A estreante nestas competições Maria Inês Oliveira, jogando na terceira e quarta mesas, conseguiu 6 pontos em 10 partidas, arrebatando para o seu Elo 29 pontos, que fizeram dela a 44ª xadrezista a subir de Elo e, provavelmente, com o título de candidata a mestre feminina é já seu. A WCM Sara Monteiro deixou-se surpreender por adversária à partida mais acessíveis pelo que acabou por perder 9 pontos na sua força Elo. Como complemento, registamos que os homens da Arménia (Elo médio:2724) venceram estas olimpíadas, relegando a Rússia para a prata. Destaca-se que a húngara Judit Polgar, medalha de bronze na equipa masculina) ganhou pontos Elo que a catapultam para a fasquia dos 2700. A equipa da China e dos USA saíram com o 4º e 5 lugar respetivamente.
Acrescenta-se que a equipa russa de mulheres (Elo médio: 2513) sagrou-se campeã, a que se seguiram a China, a Ucrânia, Índia e Roménia.
A Arménia, como ouro sobre azul, viu contempladas a realização na sua capital (Baku) do Campeonato do Mundo em 2015 e das 42ª Olimpíadas do ano seguinte.

Nenhum comentário: