terça-feira, 26 de maio de 2020

Paulo Fanha: 2044 – CURIOSIDADE

O jogador de xadrez Paulo Fanha nasceu a 26 de maio de 1970, na cidade da Beira, em Moçambique. Veio para Portugal após o 25 de abril. Neste paísl dedicou-se ao xadrez e licenciou-se em  Matemática na Universidade de Ciências de Lisboa e, depois, na Universidade Aberta, estudou também Administração e Gestão Educacional. Atualmente, como Candidato a Mestre, divide-se entre a Rússia, onde  trabalha na WIN Min School em Moscovo, e em Portugal competindo por diversos países. Paralelamente é treinador FIDE (FIDE Instructor) e, recentemente, isto é há menos de 2 anos, publicou em inglês, já aqui destacado, o interessante livro No Chess For Old Men. O trofeu escaquista mais importante alcançado por este xadrezista  é o de vice-campeão europeu de xadrez amador.

O CM Paulo Fanha  possui 1805 pontos de Elo. Regista ainda 1895 pontos de força Elo no ritmo semirrápido e também 1851 pontos no Blitz
Expressam,  pelo aniversário de hoje, as congratulações  especiais a Paulo Fanha, extensivas, pelo mesmo motivo aos aniversariantes  Ljuba Danielovna Kristol, a Friso Nijboer, a Yaacov Zilberman e Ralph Junge.

Nenhum comentário: