segunda-feira, 18 de maio de 2020

Gennadi Borisovich Sosonko: 2041 CURIOSIDADE

O jogador de xadrez Gennadi Borisovich Sosonko  nasceu aos 18 de maio de 1943, em Troitsk, na Rússia. No ano de 1958 venceu o Torneio de Xadrez de Leninegrado de jovens. Entretanto, este escaquista foi para Israel e  daqui mudou-se para a Holanda. Tendo-se sagrado Campeão Nacional de  1973, na Holanda.  Participou nas Olimpíadas  de Nice (França, 1974) a representar o seu novo país, da qual trouxe uma medalha de prata e outra de bronze individual e coletiva), Nas Olimpíadas  de Haifa, (Israel, 1976) , Gennadi Sosonko que arrebatou a medalha de bronze. Depois. classificou-se em 1º lugar nos Torneiode Wijk aan Zee, de 1977, e no Open de Nijmegen de 1978 e sagrou-se Campeão Nacional dos Países Baixos. Continou a alcançar bons resultados em todas as provas em escaquista em que participou e, em 1988, nas Olimpíadas Nas Olimpíadas de Thessaloniki, (Grécia, 1988), trouxe outra medalha de bronze.  O GM Genna Sosonko é ainda Treinador FIDE sénior e deixou a alta competição.
Este notável escaquista  tem também escrito obras de xadrez, das quais se destacam, Smart Chip from (2006), e Half a Century With Viktor Korchnoi (2018) entre outras da sua autoria, bem como escrever para a New in Chess Yearbook, de que é também editor. O GM Gennadi Borisovich Sosonko possui a extraordinária força Elo de 2520 pontos que o colocar em 21º lugar no ranking holandês.
Apresta-se para felicitar este brilhante jogador de xadrez que hoje celebra mais um aniversário. Felicita-se também o jovem  afonsino Duarte Miguel Cunha da Silva com votos de muitos êxitos desportivos, nos estudos e pessoais.

Nenhum comentário: