sexta-feira, 24 de abril de 2020

Xeque mate de Bispo, Cavalo e Rei

O Xeque Mate de Bispo, Cavalo e Rei, é  um final difícil, pelo que muitos xadrezistas  tem empatado, por desconhecerem as fases estratégicas que o permitem. O jogador adversário procurará manter o rei no centro ou refurgiar-se  nos cantos de cor das casas do Bispo.   Para os afonsinos e para os visitantes do blogue, vou optar pelo Rei, Bispo e Cavalo de cor branca que darão mate ao solitário Rei preto. O Bispo serve para bloquear as casas de fuga, tempos de espera e dar mate. O rei assegura que o cavalo e o Bispo não sejam capturados e serve de bloqueio ao rei adversário. O cavalo serve para bloquear e dar mate.
Primeiro é necessário levar o Rei preto, se estiver no meio de tabuleiro, para a última coluna. Quando chegar à última coluna, o Rei preto procura refugiar-se no canto da casa de cor contrária a cor da casa do Bispo branco. Como vemos na gravura o Rei preto pode deslocar-se para b8, c8 e d8 , porque as peças brancas se encontram assim posicionadas: Rei em c6, Cavalo em c7, Bispo em c5. Nesta posição se  as pretas tiverem de jogar vão para a7, obrigando o Rei preto a ir para d8, já que o nosso objetivo é obriga-lo a “refugiar-se” na casa h8, para que aí o Bispo dê xeque-mate.
 O Cavalo vai movimentar-se formando um W. O Rei branco movimentar-se, na fila 6 , paralelamente ao rei preto, acompanhando o Cavalo. O Bispo Branco procurará bloquear ao Rei as casas pretas de fuga.  Nesta posição aleatória O Rei preto avança para d8,o cavalo salta para d5. O Rei preto avança para e8, procurando escapar para as casas brancas f7 e depois g6. E isso irá acontecer, mas as  brancas forçá-lo-ão a regressar à fila 8. Com o Rei preto em f7 o Cavalo salta para e7, e assim bloquear as casas brancas f5 e g6. O jogador de pretas apercebe-se que deve levar o Rei para g7 e escapar para h6, já que obrigando o adversário a atingir os 50 movimentos empatará a partida. Assim as brancas devem lançar o Bispo para e3 e controlar as casas g5 e h6. Se o Rei procurar a casa f6, coloca-se o Bispo, fazendo um tempo de espera em f5. O Rei preto deverá de jogar para f7. Para limitar o número de casas ao Rei. Avançamos com o Bispo para g5. Aqui o Rei preto optará pela casa d8. Depois o Rei branco  dirige-se para casa e6 e o Rei adversário vê a cas d8 com possível fuga para c8. Mas não conseguirá porque o Bispo desce para f4. O Rei preto tem de voltará para e8. O Bispo vai bloquear a casa d8 indo ocupar c7. O Rei impossibilitado de entrar em e8 e e7, avança para f8. E, fazemos mais uma linha do W, levando o Cavalo para f5. O Rei preto retarda e regressa a e8. O cavalo completa o W movendo-se para g7. E Rei preto só pode ocupar a casa f8. Agora o Rei Branco desloca-se para f6 e protege o Cavalo e impedindo que o Rei escape  e tenha de avançar para g8. Agora o Rei branco desloca-se para g6, fazendo com que o Rei preto possa apenas as casas f, g e h, da fila 8. E é nesta última h8 que o Rei preto vai ocupar. Seguidamente o Bispo desce para d6 que controla a casa f8. O Rei preto passa para g8. As brancas levam o cavalo para f5.  O Rei preto desloca-se para g8 e as brancas trancam o Cavalo saltando para h6+. Então o Rei ocupa a única casa possível a h8. Para não afogar o Rei as branca levam novamente o Cavalo para f5. Como o Rei tem de ocupar a casa g8. Com o cavalo a salta para h6+, o Rei é obrigado a voltar para a casa h8. Com o Rei preto no canto h8, as brancas avançam o Bispo para d4++
Agora, que conseguiram esxecutar devagar este mate,  é necessário praticá-lo uma meia dúzia de vezes, podendo, se possível, usar também o computador com um programa de xadrez num nível elevado e executar este final.

Nenhum comentário: