domingo, 4 de agosto de 2019

Grigoryam venceu o Torneio Internacional Cidade de Famalicão



O GM arménio Karen Grigoryam  (Elo 2549) venceu a 7ª edição do Torneio Internacional da Cidade de Famalicão com 9 pontos nas 9 jornadas, pelo que arrecadou o principal troféu, o prémio monetário de 1000€  e arrecado 27 pontos de Elo. Grigoryam, a jogar pelo clube de xadrez Dias Ferreira, conseguiu o feito de realizar uma performance de 3103 pontos, tendo batido o record do GM Fabiano Caruana que é de 3098. 
O 2º lugar ficou para Kevin Spragget (Elo 2535), este xadrezista canadiano e viver, há várias década, em Portugal joga pelo AX Portugl/Atlantidiagonal, realizou 7,5 pontos, levou o segundo troféu e respetivo prémio monetário e ainda mais 3 pontos de Elo.
O vencedor da edição anterior, o cubano que compete, há vários anos, pelo Dias Ferreira, GM Lelys Stanley Duany (Elo 2535) classificou-se em 3º lugar, com 7, que lhe garantiram o troféu e prémio monetário respetivo. 
Em 4º lugar temos o búlgaro GM Vladimir Petkov (Elo 2497) que juntou ao troféu e quarto prémio monetário 3 pontos de Elo pelo que voltou a pontuar na casa dos 2500. Outro GM que reside no nosso País e que tem marcado presença regular neste evento escaquista, o argentino Daniel Campora (Elo 2420) alcançou o 5º lugar, pelo arrecadou o troféu, o premio monetário e melhorou a sua força Elo em 5 pontos. O 6º classificado foi a WGM Deysi Cori (Elo 2405), fez também 6.5 pontos e cometeu a proeza de vencer o GM Luís Galego. Esta jogadora peruana levou o troféu desta resultado e o respetivo prémio, a que juntou o troféu e prémio de melhor xadrezista feminina. Surpreendentemente, Simão Pintor (Elo 2082) terminou no 7º lugar. Simão melhorou a sua força Elo em 38 pontos e cometeu a proeza de derrotar o GM António Fernandes. No 8º lugar encontramos o GM Luís Galego que ainda chegou aos prémios monetários da geral. O IM Rui Dâmaso (Elo 2425) realizou uma participação muito regular, mas deixou-se surpreender pelo NM Paulo Pinho que atirou para o 9 lugar. O 10º classificado foi espanhol IM Barroche Vassallo (Elo 2380) alcançando assim o respetivo troféu e prémio monetário e 4 pontos de Elo. Foram ainda entregues prémios monetários por bandas de forças e medalhas por escalões.
Fez bloco FIDE Robério Vasconcelos, frente a 8 adversários de Elo,  com uma performance de 1836 e garantiu-lhe o prémio de melhor Sub 1500. David Lu, do Colégio Português, realizou uma performance de 1220, defrontando 9 adversário com Elo Internacional pelo que irá aparecer a pontuar na próxima lista da FIDE. Irá também pontuar na próxima lista da FIDE o Daniel Leonardo Freitas, pela performance de 1220. Realizou também Bloco FIDE José Pedro Cunha, com 8 adversários e uma performance de 1171 pontos. Também frente a 8 adversários, realizou Bloco FIDE, João Digo Pereira, coma performance de 1134 pontos. Leandro Pereira também consegui um Bloco FIDE de 6 adversários com a performance de 1000. Conseguiu mais um Bloco FIDE Vitor Manuel Cardoso com a performance de 1071, pelo que já deverá sair a pontuar na Lista da FIDE de setembro. Fez Bloco FIDE de 7, o João Pedro Dias, com a performance de 1010 ponto. A jovem Mafalda Ferreira Dias conseguiu uma performance de 1075, frente a 7 jogadores com Elo, que lhe garantiu fazer um Bloco FIDE.
O jogador Gustavo Filipe (Elo 1190) protagonizou a maior subida de Elo ao amealhar 85 preciosos pontos. Os participantes Tiago Carneiro Fernandes (Elo 1135) e Rodrigo Sarabando (Elo 1363) realizaram a 2ª maior subida de Elo com 49 pontos.
Este importante evento escaquista do Distrito de Braga, recheado de muitos aspetos positivos  ficará ainda marcado pelo recorde da perfomance de Elo estabelecido pelo GM Karen Grigoryan. A prova foi dirigida pelo dr Mário Oliveira, contou na arbitragem com o IA Eduardo Viana, coadjuvado pelo IA Paulo Rocha, NA Carlos Vieira Dias.

Nenhum comentário: