quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Leinier Dominguez Perez a jogar pelos Estados Unidos



O GM cubano Leinier Dominguez Perez  naturalizou-se norte-americano pelo que  jogará na equipa principal dos Estados Unidos da América. Os Estados Unido contam agora com 5 escaquista a pontuar acima dos 2700. Leinier Dominguez foi o primeiro  sul-americano a atingir a fabulosa fasquia dos 2700 e sagrou também 6 vezes campeão nacional de Cuba
Fabiano Caruana (Elo 2832) vice-campeão mundial de 2018 é de origem italiana, mas nasceu em Miami, nos Estados Unidos. Fabiano Caruana competiu em Itália tendo sido 5 vezes campeão nacional. 
O GM Weslei So (Elo 2765) xadrezista nasceu em Pinas, nas  Filipinas. Este campeão filipino foi o 7º xadrezista mais jovem a tornar-se Grande Mestre Internacional. Competiu em inúmeros torneio por todo o mundo e passou a jogar assiduamente nos Estados Unidos até que adquiriu a nacionalidade. 
O GM Hikaru Nakamura (Elo 2746) nascido em Hiracata, no Japão, também já se sagrou Campeão norte-americano. Nakamura, que foi também menino prodígio tendo-se tornado Mestre FIDE com 9 anos, já arrecadou várias medalha de ouro e bronze para os Estados Unidos.
A completar este grupo escaquista de luxo, o mais americano de todos, está o GM Samuel Shankland (Elo 2724) nascido nos Estados Unidos, na cidade de São Francisco. Shankland alcançou neste ano, o título  de campeão nacional norte-americano.
Pelo conjunto dos 10 jogadores mais fortes de cada país, os Estados Unidos não devem alcançar a segunda posição em posse da China, já que pelo ranking da FIDE, mas vê-se reforçado. A outra potência escaquista, a Rússia com 12 jogadores a pontuar acima dos 2700 e sem nenhum na mítica fasquia dos 2800, continua em 1º lugar.

Nenhum comentário: