domingo, 24 de junho de 2018

Praggnanandhaa é o 2ª mais joven GM

O jogador de xadrez  indiano Rameshbabu Praggnanandhaa é o segundo Grande Mestre Internacional mais jovem da História do Xadrez, feito conseguido aos 12 anos, 10 meses e 13 dias, no  recente  torneio Aberto de Gredine, de Itália. Este brilhante e promissor xadrezista possui um jogo imaginativo impressionante, um carácter combativo vocacionado para a vitória que para o empate, com um sofisticação de finais notável. O mais recente Grande Mestre não perseguia esta façanha porque já tinha realizado aos 10 anos e 9 meses a de ser o mais jovem jogador da arte de Caisse a tornar-se Mestre Internacional, no Congresso  FIDE, em Bacu, no Azerbaijão, em 2016. Rameshbabu Praggnanandhaa nasceu a 10 de agosto de 2005,na Índia,   e é irmão da FM  Ramesh BabuVaishali que é campeã mundial nos escalões femininos U 12 e U14.
Recordamos agora, para finalizar os 5 mais jovens GM da História; o ucraniano Sergey Karjakin, aos 12 anos e 7 meses; o indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, aos 12 anos 10 meses e 13 dias; o indiano Parimarjan Negi , aos 13 anos, 4 meses e 27 dias,; e o chinês Bu Xiangzhi, aos 13 anos e 10 meses.
0 GM Praggnanandhaa possui 2529 ponto de Elo, pelo que é o 3º mais forte jogador SUB14.
Os país de Praggnanandhaa lançaram a sua irmã no xadrez e este começou, também, de muito pequeno, a contactar com o jogo, pelo que passaram a proporcionar a competição a ambos, pela Academia Ramesch. Paralelamente Praggnanandhaa frequenta já a 9ª classe, faltando a muitas aulas, sendo acompanhado pela mãe,  mas tem de realizar os exames de passagem para estas situações. Rameshbabu, como é mais conhecido no seio familiar e dos amigos, em Paati,  nos arredores de Chennai, a maior cidade tâmil,  e gosta de ver desenhos animados e andar com a sua pequena mota.

Nenhum comentário: