domingo, 26 de fevereiro de 2017

CAMPEONATOS DISTRITAIS DE JOVENS 2017 - BRAGA

A nível  estão a decorrer os Campeonatos Distritais de Jovens e, o Distrito de Braga não perdeu a oportunidade  das de realizar este importante evento durante o curto interregno carnavalesco.
No escalão SUB08 particionam 3 jogadores José Lucas (Elo 1070), do CP Ronfe, o Rafael Guimarães (S/Elo) do CX João de Meira e Daniel Kiseve Oliveira (S/Elo) do CX Braga.
Quatro xadrezistas, sem Elo FIDE, jogam no escalão SUB10, em que AX Barcelos, está representado pelo Daniel Correia.  Mas não se vai aqui deixar de enumerar os outros jogadores, por ser a primeira vez que entram numa prova desta envergadura: Afonso Monteiro, do CX João de Meira, João Pedro Mendes e Bruno Peixoto do CP Ronfe.
O escalão SUB12 regista 13 jogadores, dos quais 7 possuem Elo. Deste grupo, apenas se vai destacar as participações de outros clubes, nomeadamente, o da A Didaxis, João Emanuel Silva (Elo 1083), do CX Afonsino, Afonso Teixeira  Abreu (S/em Elo), Marco Moreto (S/Elo) do CX  Ribeirão,  e a única presença feminina Helena Azevedo (S/Elo), também do CX Afonsino Referiremos, hoje, os outros escaquista neste escalão: Henrique Guimarães (Elo 1223), Tiago Fernandes (Elo 1109), Afonso Rodrigues (S/Elo), todos do CX João de Meira; Pedro Gil Silva (Elo 1472) José Abílio Mendes  (Elo 1095), atletas do CP Ronfe; Carlos Sampaio (Elo 1098), da A Didaxis; e, Diogo José da Silva (S/Elo)  do CX Afonsino.
No escalão Sub14 particionam 8 jogadores, os quais 6 possuem elo internacional. O escaquistas Duarte Sousa (S/ELO, do CX Afonsino e Maksym Yavorenko (S/Elo) da A Didaxis, pretendem, naturalmente, pontual no confronto com os jogadores que já registam força Elo. Neste conjunto, há 2 jogadores que esperam sair daqui campeões distritais: o José Miguel Santos (Elo 1493), a A Didáxis, e Orlando Ribeiro (Elo 1424) do CX João de Meira. Passamos também a enumerar os participantes deste grupo: Lucas Lomba (Elo 1213),  e José Soares  (Elo 1122), ambos do AX Barcelos; Tomás Monteiro (Elo 1170); Pedro Carvalho (S/1025), da A Didaxis.
O outro escalão já numeroso é o dos SUB 16 e que brilha contar com 5 jogadoras de xadrez. Dito isto, espera-se uma presença masculina no pódio, porque a atleta olímpica Ana Teixeira da Silva (Elo 1797), da A Didaxis, dominará facilmente esta série. Destacam-se 3 jogadores fortes neste grupo; Simão Barroso (Elo 1453), da A Didaxis), Ana Beatriz Ribeiro (Elo 1431), , e Bruno Mendes (Elo 1339), ambos do CX João de Meira. Os restantes jogadores sem elo, muito dificilmente, conseguirão pontuar contra os jogadores referidos, sairão daqui sem Elo FIDE, são eles Mariana Araújo, Maria Azevedo, João David Carvalho, André Filipe Silva, e Maria Susana Vale, jogam aaui pelo CX Ribeirão.
Os 3 xadrezistas com Elo FIDE, no escalão SUB18, ocuparão os lugares no pódio, dominado pelo atleta da AX Barcelos, Gonçalo Martins (Elo 1556). Será também difícil aos que não tem Elo FIDE pontuarem no confronto com os que já possuem. Conheçamos restantes jogadores que representam a A Didaxis: Carlos Azevedo (Elo 1280), Carlos Costa Campos, Vasco Araújo, Ricardo Chaves,  Gil Costa Jorge, e Jorge Miguel Costa.
No escalão maior, ou seja, no SUB20, a WCM Mariana Teixeira da Silva (Elo 1914), do A Didaxis será campeã absoluta.  Andreia Mendes (Elo 1151), da A Didaxis terá de algum cuidado apesar dos participantes sem Elo, Duarte Araújo Costa e Marcos Lima Matos (S/Elo) do CX Braga, não conseguirem aqui fazer um bloco FIDE, poderão arrebatar-lhe o 2º lugar.
Estes campeonatos decorrem nas instalações da Didaxis, do Vale de São Cosme, de 25 a 27 de fevereiro, organizados pelo clube de xadrez anfitrião e pela AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga).
Por último, merece referência especial o mais recente clube português federado, fundado pelo professor José Carlos Cunha, o Clube de Xadrez do Ribeirão, pelo que felicitamos e auguramos para que consiga muitos êxitos no futuro. Este clube e o de Rebordochão são dois dos que possuem mais jogadoras de xadrez federadas no País.

Nenhum comentário: