quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Evandro Amorim Barbosa é mais recente Grande Mestre brasileiro

Portugal está à beira de conseguir um Grande Mester Internacional, ou seja o 4º com este título da FIDE. E se Portugal está mal neste domínio, o único país irmão ou lusófono com mais GM, é o Brasil, com 7 em competição. Evandro Barbosa é aos 23 anos torna-se no 12º GM do Brasil. Evandro Amorim Barbosa (Elo 2482) e torna-se no mais novo xadrezista brasileiro com esta titulação, que já deverá sair na próxima Lista da FIDE. O Brasil em questões de títulos máximos ficará ao lado da Dinamarca, Uzbequistão e da Eslovénia. Este país regista 31 Mestres Internacionais e 201 Mestres FIDE. Os seus 10 melhores jogadores dão a média Elo de 2525 pontos, cujo ranking o projeta o Brasil para o 34º lugar no ranking mundial. Permitam comparar o Brasil  e  Portugal com o Irão que averba 11 titulados GM e WGM.
Portugal ocupa a posição de 61º no rateio da FIDE, com média dos 10 primeiros em 2403 pontos . A média Elo dos 10 primeiros xadrezistas do Irão é de 2487. Pelo prisma dos homens, o Brasil supera o Irão e Portugal é o 3º.
Mas vejamos, pelos nomes de mulheres  xadrezistas, o Irão, um país que, desde 1979, defende como base uma Constituição que o considera uma República Islâmica, tem as melhores jogadoras de xadrez, se comparadas com as brasileiras e portuguesas. Recorde-se que no Irão, atualmente, governam dois líderes religiosos, Hassan Rohani (presidente do país) e Ali Khamenei (líder espiritual), que já foi Primeiro-ministro. Apenas Ali Larijani, o líder parlamentar e não é líder religioso que se enquadra na linha política do anterior presidente (o 6º)  Mahmoud Ahmadinejad, professor universitário. Acrescentei estes fatores não tendo em conta que os Árabes adquiriram o xadrez na antiga Pérsia e trouxeram-no para a Europa. Contudo destacamos que alguns dos mais importantes líderes religiosos da Arábia Saudita defendem a proibição do xadrez, e se não peco, esta disciplina está  também a “esfriar” em vários países islâmicos (Marrocos, Egito, Líbia, Qatar, etc..)
Dando continuidade a comparação, a modo de rodapé, a número 1 iraniana, ainda com o título de Mestre FIDE, Sarasadat Khademalsharieh, tem o Elo 2403 pontos, e as três escaquistas seguintes jogam acima dos 2300 pontos.
Permitam referir que está a decorrer em Teerão um importante campeonato feminino o "Tehran FIDE Women GP" e vejam o valor dos prémios! O Irão oferece este importante torneio às mulheres.  A soma de 60 mil € atrai, naturalmente, as melhores  xadrezistas da atualidade. Este GP  atrai também muitas jovens xadrezistas locais  e tudo isto justifica para que a FIDE escolha o Irão para acarinhar este importante evento escaquista!
Em qualquer campeonato por equipas, as 4 iranianas mais fortes superariam facilmente as xadrezistas do Brasil (liderada pela WIM Juliana Terao (Elo 2234), ou de Portugal (liderada pela WIM Catarina Leite Elo 2164 pontos).
Esperamos que, os principais clubes de xadrez brasileiros, nos próximos anos, não muito distante, possam apresentar jogadoras de xadrez ao nível das do Irão. E que Portugal consiga, com um esforço um pouco maior por parte de todos os seus organismos escaquistas, ter uma centena de jogadoras de xadrez a pontuar nas listas da FIDE. Depois, naturalmente, igualarmos as iranianas, tanto mais que uma xadrezista  portuguesa venceu numa competição internacional uma escaquista  iraniana. E, antes voltar a escrever sobre este tema, gostaria antes de destacar aqui o 4º GM de Portugal!

Nenhum comentário: