sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Clube de Xadrez Afonsino continua, na época competitiva de 2015/2016, as valências do Desporto Escolar e Desporto Federado. Presentemente, no Desporto Escolar regista 18 atletas,  na segunda valência, possui 9 xadrezistas inscritos na FPX, dos quais um titulado e dois que também são árbitros desta disciplina.
FERNANDO CASTRO (Elo 2091) é Mestre Nacional e árbitro distrital de xadrez. Este xadrezista desempenhou vários cargos em organismos ligados a esta modalidade, nomeadamente, na FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) e na AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga). Foi um dos fundadores do GXG(Grupo de Xadrez de Guimarães) e do clube de xadrez do AMAS (CX dos Amigos do Museu Alberto Sampaio).
JOSÉ M. TEIXEIRA (Elo 1478) é ainda animador deste clube que fundou na Escola Básica D. Afonso Henriques. Paralelamente à competição xadrezista,  desempenhou diversos cargos na Associação de Xadrez do Distrito de Braga e, neste momento, em que é  também árbitro distrital de xadrez ocupa ainda funções na AXDB. E, diariamente, edita neste blogue uma sinopse biográfica de uma personagem envolvida no xadrez, procede à divulgação de um evento escaquista, relata um uma abordagem sobre um torneio, escreve uma súmula de temática filatélica, pintura e exposições.
ANTÓNIO JOSÉ da Silva OLIVEIRA (Elo 1281) é um dos xadrezistas que entrou neste clube na época 2009/ 2010, pelo que é um dos mais antigos em atividade e foi o 4º escaquista afonsino a alcançar Elo Internacional.  António José Oliveira possui também Elo no ritmo de semirrápidas que é de  1238 pontos.
ROSA Daniela Oliveira MARTINS (S/Elo) foi Campeã Distrital Feminina, em vários escalões etários, por diversas vezes. É ainda a jogadora do clube com títulos distritais. Na época passada sagrou-se também Vice-campeã Nacional Feminina, como SUB20. É ainda mais antiga xadrezista ativa do CX Afonsino, tendo entrado em 2008 para este organismo na valência do Desporto Escolar. Rosa Martins formada neste clube deverá aparecer, muito provavelmente,  com Elo internacional na próxima lista da FIDE.
RUI Filipe Oliveira MARTINS (S/Elo) é o atualmente o mais antigo estudante xadrezista do CX Afonsino, tendo aderido em 2007 para este clube nas valências do Desporto Escolar e Federado. Rui Martins, após uma pausa de um ano,  regressou, nesta época desportiva, ao clube afonsino pelo que deverá aparecer com Elo internacional na próxima lista de Fevereiro da FIDE. Refira-se que este atleta é irmão da  Rosa Martins
LEANDRO José ALMEIDA (S/Elo) está neste clube há dois anos. Como xadrezista encontra-se federado com o número 38504 na FPX.  Este jovem tem se mostrado muito regular no que diz respeito à sua participação em torneios nas duas valências desportivas que o CX Afonsino organiza e ou pode participar.
Nesta época desportiva entraram, extraordinariamente, para o Clube, três jovens estudantes  que se tem revelado muito participativos, o ANDRÉ Neto Gonçalves Lobo MACHADO,  DIOGO José Baptista da SILVA e AFONSO Teixeira ABREU.
Aproveita-se para  destacar alguns nomes dos jogadores que passaram pelo clube e conseguiram apontamentos e até registos merecedores de um pequeno destaque, como Lisa  Teixeira, que foi Campeã Distrital; o Daniel Almeida (Elo 1545), que se tornou no segundo afonsino a ter Elo FIDE; Gabriel Araújo (Elo 1340) que foi o 3º afonsino a pontuar na lista da FIDE; e, o Nuno Cachada que, no ano passado, alcançou Elo FIDE de semirrápidas (Elo 1507) como atleta afonsino.

Nenhum comentário: