segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Um olhar ao xadrez dos USA

A Federação de Xadrez dos Estados Unidos lidera lista do ranking da FIDE com a média de 2798 pontos. O  xadrezista norte-americano mais forte e número dois no do xadrez mundial, é o GM Fabiano Caruana, nascido em Itália, com 2795 pontos de Elo. O GM Hikaru Nakamura, xadrezista norte-americano, nascido na cidade japonesa de Hirakata, ocupa o segundo lugar na lista nacional e quarto na lista da FIDE, com a força Elo de 2778 pontos. O GM Wesley Barbossa So, nascido nas Filipinas é o terceiro escaquista americano e  o seu Elo de 2752, posicionam-no em sétimo na lista da FIDE. O centésimo jogador de xadrez dos Estados Unidos é o GM Alexander Fishbein, nasceu em Leninegrado, na Rússia,   está com 2373 pontos de Elo.
A melhor xadrezista americana é a GM Irina Krush, nascida  na Ucrânia, mas desde muito nova a viver nas Estados Unidos, assim com So Weslei. Esta jogadora possui 2428 pontos de Elo e ocupa a 117ª posição no xadrez nacional e é a número 1377 na lista da FIDE. A WCM Romi Milner, com o Elo de 1754 pontos é a centésima xadrezista americana. 
Aos caríssimos leitores deste blogue, devido à minha maior disponibilidade, vou trazer também postagens nesta forma de abordagem ao xadrez. Comecei por destacar os Estados Unidos por ser uma potência no xadrez e por ser uma das que mais visitas faz a este blogue.

Nenhum comentário: