quinta-feira, 23 de novembro de 2023

 Um olhar ao xadrez do Líbano

Como a escolha recaiu no 100º país com mais visitantes deste blogue, abordamos a arte de Sissa do Líbano. A Federação de Xadrez do Líbano regista como o melhor xadrezista oA Federação de Xadrez do Líbano regista como o melhor xadrezista o FM Amro El Jawich que possui 2273 pontos de Elo, sendo o 4954º na lista da FIDE. O número dois deste país do Médio Oriente é  CM Johnny Antonios que tem 2269 pontos de Elo. O FM Faisal Kharallah que marca 2245 pontos de Elo. A Líbia possui 6 mestres FIDE (Ahmad Najjar, Akram Khoder, Amro El JawichAntoine Kassis, Faisal Kharallah e Sammer Sursock) e 3 Candidatos a Mestre FIDE (Johnny A Federação de Xadrez do Líbano regista como o melhor xadrezista o FM Amro El Jawich que possui 2273 pontos de Elo, sendo o 4954º na lista da FIDE. O número dois deste país do Médio Oriente é  CM Johnny Antonios que tem 2269 pontos de Elo. O FM Faisal Kharallah que marca 2245 pontos de Elo. A Líbia possui 6 mestres FIDE (Ahmad Najjar, Akram Khoder, Amro El JawichAntoine Kassis, Faisal Kharallah e Sammer Sursock) e 3 Candidatos a Mestre FIDE (Johnny AntoniosCarlos Boulos e AbdulAziz El Mahmoud)
A Líbia que a maioria das federações de xadrez conta com um número reduzido de jogadoras de xadrez, neste caso apenas 12, que são lideradas pela Danielle Bedrosian que regista 1590 pontos de Elo. Não se conseguiu um foto desta jogadora de xadrez, que também desempenha funções de arbrito a nível nacional. 
Apesar da Líbia não possuir muitos xadrezistas, apresta-se realçar  três nomes de escaquistas promissores nesta disciplina, Akram KhoderAdib Arkandan e Giorgio Kaloust, jovens sub 20, que já integram o lista nacional dos 15 com mais força de Elo.

Nenhum comentário: