terça-feira, 26 de julho de 2022

Surpresas no IX Torneio Internacional Cidade de Famalicão

 

Está a decorrer o IX Torneio Internacional Cidade de Famalicão, em que os participantes procuram alcançar um prémio monetário dos cerca de 4000€ que estão em jogo, visam fazer normas para os títulos de IGM e GM, miram tornar-se NM (Mestre Nacionais) e FM (Mestre FIDE) e esperam melhorar a sua força Elo, disputando as 9 jornadas.

Após uma abertura espetacular, a que esta competição já nos habituou, a primeira ronda foi marcada pelo empate na 3ª mesa entre o suíço Manuel Cabete (Elo 1373)  e Luso canadiano GM Kevin Spraggett (Elo 2487). Também xadrezista turko Umut Ozbert (Elo 1205) venceu o indiano Akshit Kumara Juluru (Elo 2103).Como não duas sem três, realçamos o feito do luso-ucraniano Alexei Demiantchou (Elo 1197) que derrotou o xadrezista José Paulino (Elo 2032).
 
 Nesta ronda de 50 mesas

  e uns tantos bye e não emparceirados, mostram que o evento atingiu os 116 xadrezistas. Neste belo lote de escaquistas que dão a média de força Elo de 1522 pontos, temos 15 titulados, em que destacamos 4 GM (Grande Mestre Internacional), 8 IM (Mestre Internacional, 1FM (Mestre FIDE), 1 WFM (Mestre FIDE Feminino) e 1 CM (Candidato a Mestre). Também merece referência que, no ranking inicial, o GM Duany Martinez está novamente a liderar; mais este escaquista cubano já venceu várias edições desta cidade. 

Esta importante prova competitiva da disciplina de xadrez, habitual no calendário nacional, tem como organizador o Clube de Xadrez A2D – Associação Académica da Didáxis, sendo o diretor do Torneio o dr Mário Oliveira, (que já merecia um título de Organizador FIDE), na arbitragem está o FA Bruno Lopes, auxiliado pelo NA dr Carlos Vieira Dias, NA Paulo Costa e NA Flávio Peixoto. Augura-se um ótimo torneio e que ganhe o melhor, que haja normas e algum título que vai ser, mais uma vez, muito difícil)

Nenhum comentário: