segunda-feira, 2 de setembro de 2019

III GUIMARÃES CHESS OPEN


Terminado o III Guimarães Chess Open acerca do se procedeu a uma abordagem aos aspetos mais significativos que são os resultados do 10 melhor classificados, do resultado da melhor jogadora, as surpresas de resultados, as maiores subidas de rankings, a arbitragem e organização, etc, proporciona-se destacar ainda outros resultados.
Este evento xadrezista foi mais referenciado na imprensa local e através dos registos que a Internet oferece, referindo-se ao número de participantes, a organização (equipa de trabalho do CX Amigos de Urgeses, CX Afonsino,  CX João de Meira, CX  Fórum do Airão) espaço de jogo, condições físicas, exterior e ambiente) o aspeto visual - as ótimas instalações cedidas pela Escola Secundária Francisco de Holanda, a localização no centro da cidade e o estacionamento, os apoios dos organismos: CM de Guimarães,  AXDB, FPX e a estabelecimento de ensino acima referido.
Vamos alongar novamente no que concerne à competição. O 1º Cls. Com mais de Ano anos foi o Sueco IM Bjorn Ahlander (Elo 2323) , fez 5 pontos, melhorou a sua força Elo com 4, recebeu um prémio monetário um troféu. O 2ª Clas. foi o GM Luís Galego (Elo 2506) e o 3º clãs.  classificado foi  argentino  GM Daniel Campora (Elo 2426. No escalão + 65, o 1º clas. foi o  Peter Korning (Elo 1972; o 2º Clas. foi  o espanhol Madariaga Reis de Alegria (Elo 1854) e o 3º clas. Foi Álvaro Guimarães (Elo 1796).
Neste open participaram 20 xadrezistas sem FIDE, e destes realizaram bloco FIDE (competir numa prova 3 jogadores com Elo internacional e pontuar com e pontuar com um e realizar uma performance superior a 1000):
com Bloco de 7 -  a jovem americana Samara Lina Desai, executou uma performance de 1249, sairá a pontuar na Lista da FIDE; João Pedro Lobo Dias realizou uma performance de 1125, terá Elo FIDE na lista de Outubro; Maia Perez Sousa fez uma performance de 1311, vai sair com Elo na próxima lista;
com Bloco de 6Tiago José Freixo Pontes realizou uma performance de   , e Eduardo José Fernando Ferreira e sairá com Elo na próxima lista da FIDE; Robério Pereira dos Vasconcelos com uma performance de 1781; todos passarão a ter Elo, quando sair a próxima lista da FIDE; com Bloco de 4 -  Rafael Oliveira Guimarães realizou uma performance de 1033 pontos  
O Clube de Xadrez  Afonsino da Escola EB D. Afonso Henriques, participou com 5 escaquistas: Afonso Teixeira Abreu (Elo 1020)  fez 2 pontos e ganhou 7 lugares à posição 160 em que se encontrava no ranking inicial; Diogo José Baptista da Silva (Elo 1021) acabou no 167º lugar com os mesmos pontos que o do 164º; José M Teixeira fez 2 pontos e terminou na 142ª posição, mas igual pontuação que a do 126º classificado; jogador afonsino Gonçalo Castro Silva realizou 1,5 pontos, terminando no 161º lugar e realizou  performance de 1030, e passou a ter Elo FIDE , porque defrontou 5 adversário com Elo e pontuou com um; Gonçalo Pacheco Rodrigues terminou no 148º lugar ele que era o 180 no ranking inicial realizou um mais um Bloco FIDE  de 6 com a performance de 1237 pontos, pelo que  sairá a pontuar na lista de Outubro da FIDE.  Esta competição de lentas, foi positiva por possibilitar ao CX Afonsino ter já, em Outubro, 6 jogadores com Elo.
Como informação regista-se que o jogador passa a ter Elo internacional, neste caso FIDE – porque pode também ter Elo pela FEDA – quando participar num torneio, neste caso no ritmo de lentas, quando defrontar pelo menos 5 jogadores e pontuar com um deles (0,5 ou 1 ponto) e conseguir uma performance acima de 1000 pontos. Queiram desculpar esta informação, porque a maioria dos visitante dever ter já esta informação. Fi-la porque num trabalho jornalístico sobre este torneio apercebi-me que o jornalista registou  informações que mostraram não saber distinguir um NM (Mestre Nacional, título que é atribuído pela FPX, quando se atinge  e se mantem 2200 pontos de Elo, durante 6 meses a competir) dos títulos atribuídos pela FIDE um FM (Mestre FIDE - que atingiu  os 2300 pontos de Elo) assim como de dum IM (Mestre Internacional que pontuou aos 2400 pontos de Elo e realizou três normas).
Portanto a participação nos torneios, independentemente, dos prémios que o atleta possa obter, é sempre positivo conseguir fazer um bloco FIDE positivo.

Nenhum comentário: