segunda-feira, 4 de março de 2019

São conhecidas as jovens campeãs e os campeões distritais de Braga

Oito xadrezistas competiram no escalão SUB08, e João Diogo Pereira  (S/Elo), do Aa Didaxis A2d, com 6 vitórias, Sagrou-se Campeão Distrital deste escalão. Seguiu-se Guilherme Leal (S/Elo), atleta da Aa Didaxis A2d, que realizou 5 pontos e alcançou o título de vice-campeão distrital. Na 3ª posição ficou João Tiago Afonso (S/Elo), do AX Barcelos, com 3,5 pontos.
O Campeonato distrital do escalão SUB10, realizou-se no sistema Robim Round, e José Pinto (Elo 1084), da Aa Didaxis – A2d, sagrou-se Campeão com 3 pontos e amealhou 50 pontos de Elo.. O Vice-campeão foi José Lucas Silva (Elo 1168), do Forum Airão S. João, ganhou 8 pontos de Elo.  O 3º classificado foi Ilya Frolov (Elo 1170), do CX de Braga. Os 5 participantes deram a média Elo de 1091 pontos. Apenas um jogador não possui Elo FIDE.
No escalão SUB12, venceu Rodrigo Peres (S/Elo), da Adc Perre, com 4 pontos nas 5 rondas. O 2º classificad foi David Luís Bento  (Elo 1016) do Forum Airão S. João, que leva ainda 22 pontos de Elo. Duarte Fonte (S/Elo), da Adc Perre, também com 4 pontos que alcançou o 3~lugar.  A Ana Francisca Martins  (S/Elo),  venceu um adversário sagrou-se campeã Distrital Feminina. Neste Campeonato,  CX Afonsino inscreveu 4 xadrezistas: João Eduardo Barão da Luz (S/Elo) realizou 2 vitórias, pelo que terminou no 9º lugar; o estreante Vasco Neto Martins (S/Elo) realizou um ponto, que o posicionaram em 10º lugar. O estreante António Pedro Teixeira (S/Elo), apenas pontuou por bye. E Rodrigo Moreira que foi afastado por não comparecer à primeira ronda.  Os 14 xadrezistas inscritos, como a maioria é estreante em competições federadas, já que penas 2 pontuam na lista mensal da FIDE, deram a média Elo de 1005 pontos.
Pedro Gil (Elo 1979, do Forum Airão S João, venceu no escalão SUB14, em que participaram 9 jogadores, fazendo 4,5 pontos, nas 5 rondas. Tiago Fernandes (Elo 1098), com 4 pontos, do CX João de Meira, ficou em 2º lugar, e amealhou 26 pontos de Elo. O 3º classificado foi Daniel Pacheco (Elo 1179), do CX Braga, melhorou a sua força Elo em 28 pontos. Neste lote participou o afonsino Gonçalo Rodrigues (S/Elo) com um ponto, terminando na oitava posição, mesmo com este resultado deverá aparecer na próxima lista FIDE a pontuar. A média Elo foi de 1184 pontos, verificando-se que apenas 2 ainda não possuíam Elo internacional.
No escalão SUB16 José Sereno (Elo 1710), da Aa Didaxis-A2d saiu vencedor deste Campeonato, com 2,5 pontos. Arrecadou ainda 10 pontos de Elo. O escaquista do CX João de Meira (Elo 1520) foi vice-campeão. Em 3º lugar ficou Leonardo Fontes (S/Elo), mas realizou uma performance de 1285. O 4º classificado (S/Elo), Maria João Taveira da Aa Didaxis-A2d, realizou 0,5 que lhe deu uma performance positiva de 1137 pontos. É de referir que a média Elo foi de 1308.
Saltamos o escalão SUB16, por ainda não terem sido divulgados no chess-results.
No escalão SUB18, Gonçalo Martins (Elo 1543), do AX Barcelos, é o esperado campeão distrital, e o vice-campeão Carlos Azevedo (Elo 1288), da Aa Didaxis – A2d. A média Elo destes dois participantes foi de 1416.
Apesar dos clubes terem federado mais jovens continuam a participar um número reduzido, que daria um ambiente competitivo mais alegre, já que a maioria dos jovens, nas poucas rondas que realizam sentem-se restringidos por saberem que os vencedores serão os mesmos, isto é, os mais persistentes e mais empenhados. Também a participação feminina voltou a ser mínima, sabendo que os responsáveis dos clubes bem procuram aumentar o número da jogadoras, tanto mais que há mais estudantes do sexo feminino e os rapazes continuam ser atraídos para o futebol. Resta congratular os clubes participantes, todos os que participaram, em especial os vencedores e as corajosas campeãs, e todos os envolvidos, encarregados de educação, arbitragem que estiveram no Colégio Vale do Ave em Guimarães, onde decorreu este importante evento escaquistas da AXDB 

Nenhum comentário: