sábado, 11 de fevereiro de 2017

José Santos venceu o II Encontro de Xadrez D. Afonso Henriques

José Sereno Santos (Elo 1588) realizou 6 pontos que lhe garantiram terminar como campeão deste evento. O 2º lugar pertenceu a Ana Beatriz Ribeiro (Elo 1412), com 5 pontos. Em 3º lugar, com 5 pontos, ficou Orlando Ribeiro (Elo 1263), ficando o pódio completo com 3 xadrezistas da EB João de Meira. Sara Soares (Elo 1123), escaquista do CLIB – Colégio Luso Internacional, fez 5 pontos. Ainda com direito a diploma, no 5º lugar, temos Tomás Monteiro (Elo 1285). Outro jogador federado e com elo no ritmo de semirrápidas, que também merecia receber diploma, por realizar 5 pontos, só que o 6º lugar da classificação geral não estava contemplado com esta distinção, era Pedro Mendes (Elo 1533), da EB João de Meira.
Foram atribuídas medalhas por escalões, em que se distinguiram o de Benjamins, apesar de não estar abrangido pelo Desporto Escolar, ao 1º classificado deste escalão, a menina Xinyue Liu (Elo 1050), do CLIB (Colégio Luso Internacional de Braga). O 2º classificado foi João Cruz do CLIB, clube escola que apresentou apenas 3 jogadores, mas que saíram daqui medalhados. No 3º lugar deste escalão ficou Rafael Guimarães (Elo 1050), da EB João de Meira.
Do Escalão etário Infantil A, com 29 participantes, Sara Soares (Elo 1123), do CLIB, foi a campeã, seguida pelo Diogo Castro Silva (Elo 1100), da EB João de Meira. O 3º classificado foi Francisca Oliveira (Elo 1100), da EB João de Meira.
Pelo Escalão Infantil B, o vencedor foi Diogo Cardoso (Elo 1150), do EB João de Meira). Em 2º lugar temos Marcelo Silva (Elo 1105), do EB João de Meira. Afonso Abreu Teixeira (Elo 1150), da EB D. Afonso Henriques.
No escalão de Iniciados, José Sereno Santos (Elo 1588) arrebatou o 1º lugar deste grupo. Orlando Ribeiro (Elo 1263) terminou em 2º lugar. E o jovem Tomás Monteiro alcançou a medalha de 3º classificado.
Em Juvenis, também outra menina ocupou o 1º lugar, Ana Beatriz Ribeiro (Elo 1422). A medalha de 2º classificado pertenceu Pedro Mendes (Elo 1533), ficando Bruno Mendes (Elo 1262), do EB João de Meira.
Na distribuição de medalhas no conjunto Feminino, uma vez que não era possível acumulação de medalhas, a atleta Francisca Oliveira (Elo 1100) alcançou a primeira medalha, ficando Sofia Oliveira da EB João de Meira), com a 2ª medalha, e Helena Azevedo (Elo 1100), da EB D Afonso Henriques, com a de 3ª classificada.
Neste evento desportivo que decorreu em 11 de fevereiro, nas instalações da Escola Básica D. Afonso Henriques, em Creixomil, com 6 dezenas de participantes, representando 4 clubes de xadrez instalados na Escola Básica João de Meira, Escola Secundária de Amares, em que Ma Zelong (Elo 1200) foi o seu atleta  melhor classificado, Colégio Luso Internacional de Braga e na escola anfitriã.
A média Elo foi de 1126 pontos, o que nesta competição é pouco relevante, já que apenas 7 xadrezistas possuem elo no ritmo de semirrápidas, tendo sido atribuído aos restantes um elo administrativo. A direção da prova que foi marcada por um convívio saudável competitivo, com a presença de uma dezena de pais, esteve a cargo do prof. José M. Teixeira, tendo com árbitro principal o prof João Martinho auxiliado na arbitragem pelo prof Marco Pereira.

Nenhum comentário: