quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Parte da Entrevista da WGM Dana Reizniece-Ozola

A Drª Dana Reizniece-Ozola (Elo 2243), Ministra da Finanças da Letónia, participou nas recentes Olimpíadas de Xadrez que se realizaram em Baku, no Azerbaijão, e cometeu a proeza de vencer, na 4ª ronda, a  GM chinesa Hou Yifan, Campeã Mundial de Mulheres, e número 1 no ranking feminino da FIDE, pela força Elo de 2658 pontos. Este feito escaquista foi equiparado com a façanha do xadrezista GM Eugénio Torre (Elo 2447), xadrezista de 65 anos de idade, por levar destas Olimpíadas uma medalha para as Filipinas.
A WGM Dana Reizniece-Ozola foi muito requisitada para tirar uma fotografia ao lado de muitos dos árbitros e jogadores olímpicos. Também a imprensa local conseguiu uma longa entrevista com a ministra Dana Reizniece-Ozola, falando do sucesso nestas olimpíadas, em que jogou a abertura Moderna de Tiger (o GM Tiger Hillarp-Persson  foi responsável pelo novo potencial escaquista das xadrezistas do Irão). Referenciou a atividade intensa no seu ministério, que para suavizar continua a jogar xadrez como hobby. A longo da entrevista destacou que na sua vida familiar acompanha a filha mais velha que enveredou pelo basquetebol e, em especial, da mais nova que é treinada por Vija Rozlapa, que foi o primeiro treinador de Alexei Shirov.
A simpática  Dana Reizniece-Ozola acrescentou que, como ela,  as pessoas que se dedicaram a qualquer desporto, nomeadamente ao xadrez “sabem como trabalhar duro e gerir o seu tempo”.
- Qual é a sua opinião da Olimpíada de Xadrez em Baku? Você participou em muitas Olimpíadas, como viu a organização, a hospitalidade ..., como faz a comparação? “Esta é a minha oitava Olimpíada, eu acho ... O tempo voa! É uma das melhores Olimpíadas - você pode realmente sentir que o xadrez é amado aqui! Os organizadores têm feito muito para que os jogadores se sintam confortáveis; os hotéis, a comida, a atmosfera ... Eles são apenas grandes.” (…)
- Voltando ao tema do seu trabalho como ministro das Finanças do seu país, gostaria de perguntar se você achar que o xadrez ajuda-a a fazê-lo melhor. “Xadrez ajuda muito em todas as áreas. Eu ficaria feliz se todas as crianças do mundo pudessem jogar xadrez, ou pelo menos tocar um instrumento musical. O xadrez estrutura muito bem o cérebro, e por isso ajuda em todos os lugares, especialmente na política; por exemplo, para se orientar em situações complicadas, para ser capaz de prever, para «ver, pelo menos, alguns movimentos em frente» ... Tudo isso enquanto ainda mantendo em mente as regras de fair play; isso ajuda muito na política. Além disso, se você é um jovem e entra para a política, que normalmente é um mundo de homens, o xadrez ajuda; xadrez dá a impressão de que se é uma pessoa inteligente (risos).
- Por que não sugere a seus colegas, e aos outros ministros europeus de Finanças, para organizar um campeonato entre os ministros? Que pelo jeito, e me corrija se eu estiver errado, há uma Eurogrupo - Reunião dos Ministros das Finanças dos países da EU - programada para ser realizada aqui em Baku. Quais são seus planos sobre o assunto?
"Para ser honesta, eu não tive muito tempo para a política nestes dias; quando você joga xadrez, deve concentrar-se totalmente sobre isso! O meu conselho para os Ministros - e todos os políticos - nos outros países é ... Bem, para organizar algum bom torneio é OK,…. mas eu gostaria mais de ver o xadrez ser promovido nas escolas. O xadrez nas escolas é muito, muito importante! Se os políticos poderem tomar as decisões necessárias e seguir o paradigma do exemplo de Espanha, onde os partidos políticos tomaram tal decisão e foram corajosos o suficiente para introduzir o xadrez nas escolas como disciplina regular. Este país – a Espanha -  está a beneficiar! Como eu disse, o xadrez é uma das melhores maneiras de desenvolver o cérebro e o caráter que marcará já a próxima geração!

Nenhum comentário: