domingo, 11 de setembro de 2016

CURIOSIDADES DAS OLIMPIADAS DE XADREZ DE 2016

Estão cumpridas 9 rondas das 42ª Olimpíadas de Xadrez de Baku, no Azerbaijão. E como em todos grandes eventos, as fotografias incidem nos mais charmosos intervenientes, neste caso as Tania Sachdev, Goretti Angolikin, Regita Desyari Putri, Nazi PaikidzeMelanie Lubbbe, Olde Margareth,  Constanza Bernal, Sarasadat Khademalsharieh, Bela khotenashvili, Ali Roy, as irmãs Muzychuk e muitas outras jovens fascinantes), os xadrezistas jovens (Anish Giri, Sergey Karjakin, Alexander Grischuk ou Fabiano  Curuana). Todavia as jogadoras campeãs do mundo recebem a atenção das câmaras fotográficas (Alexandra Kosteniuk, Anna Ushenina, e Yifan Hou) como os jogadores campeões (Magnus Carlsen, Vladimir Kramnik), bem como os melhores do mundo. Também o aspeto fora comum chama as máquinas fotográficas, que o digam a Jéssika Clementso, pelo seu cabelo, a jordana  Razan Alshaeby pelas unhas pintadas de branco com figuras de xadrez a preto, ou verde ou  Maria Varona-Thomas pelo azul da roupa e do cabelo. Paralelamente destacam-se as presenças habituais pela beleza e pelo número de eventos em que participam (Natália Zhukova, Natalija Pogonina , Shaikha Abdallah Aldhaheri, ou Sophie Milet,)
Fora isto e longe da emoção da luta pelas medalhas, a Dra Dana Reizneiece-Ozola saltava para a ribalta por ser Ministra da Letónia. Mas fez mais: derrotou a atual número do ranking feminino e Campeã Mundial. Outras surpresas são a presença de meninas de tenra idade a participar nas Olimpíadas, como Hung-Ling Cho, nascida no ano 2002; Seyeeon Lee, nascida em 2004; Ava Nicolas San e Ingird Wu, nascidas em 2005; a Shareef Mohamed, do ano de 2006, ou  Fiorina Berezokska, e 2007). O rapazes com menos de 14 nos também cá andam a brilhar pelo que já dominam no tabuleiro (Michaelides Konstantinos, nascido em 2002, ou o Chon Yongjoon, do ano 2001). Mas também se encontram em Baku, estas simpáticas senhoras de linda idade: a WIM Rani Hamid, de 1944; a srª Jutta Klotz, de 1949;  a WGM Gutdlaug Thosteisdottir, nascida em 1961; a WGM Margarita Voiska; de 1963 a WIM Júlia Lebel-Arias, de 1946; e a WFM Zakia Sulta Serrano, de 1967. Ao lado destas e de outras extraordinárias senhoras da arte de Cissa, descobrimos alguns veteranos:  o IM Yuri Meshkov, de 1950, e Paul Rossini, nascido em 1967.
As últimas linhas são mais especificamente direcionada para os portugueses. E assim refiro que neste evento, Portugal participa com duas equipas capitaneadas pelo IM António Fróis e IM Sérgio Rocha e com o árbitro Carlos Dias que posou com a Ministra da Lituânia.
No conjunto feminino em que todas estão a dar o seu melhor, é de realçar a WCM Rita Jorge Osório (Elo 1791) que está a fazer uma prova brilhante a realizar 6 pontos e a amealhar  135 pontos de força Elo, liderando a lista dos atletas que melhoraram o Elo nestas Olimpíadas de Xadrez.
Também a Mariana Sofia Silva (Elo 1789), que fez 4 pontos, angariando já mais de 90 pontos de Elo, realiza uma competição extraordinária. Quanto à equipa masculina, o resultado é muito positivo. O IM Jorge Ferreira (Elo 2511), na mesa 1, soma 8 pontos de Elo, e já venceu um adversário de  2662 pontos de Elo (Lopez Salgado) e empatou com outro de 2650 (Eduardo Bonelli), fazendo com todos os resultados uma performance à beira dos 2600 pontos. O GM Luís Galego, na 2ª mesa, já conseguiu 5,5 pontos e,  leva 8 pontos de força  Elo. O GM António Fernandes (Elo 2413), ainda não perdeu nenhuma partida, pelo que regista 7 pontos, a que junta uma performance de 2689 e  pode também  ganhar mais de 25 pontos de Elo. António Fernandes está em 4º lugar - com os mesmos pontos que o 2º  classificado, o GM Ian Nepomniachtchi (Elo 2740) ,no 4º tabuleiro  -  e, agora, lutar também por uma medalha como a conseguiu nas Olimpíadas de 1992!
Expressam-se os votos para que se realize os objetivos e sonhos a que se propuseram os xadrezistas portugueses.

Nenhum comentário: