quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Dražen Marović: 1455 -CURIOSIDADE

O escaquista Dražen Marović nasceu a 14 de janeiro de 1938, na antiga Jugoslávia, Split, hoje, uma cidade da Croácia. Aprendeu a jogar xadrez aos 16 anos, mas fez notáveis progressos que, dois anos depois, classificou-se em 2º lugar nos Campeonatos Juvenis de Xadrez. Marović paralelamente ao xadrez trabalhava  e estudava, acabando por se licenciar-se em Literatura. No ano de 1971 classifica-se em 1º lugar com, Borislav Ivkov, no Torneio Aberto de Málaga (Espanha) e 4 anos depois alcança o título de Grande Mestre Internacional. Juntou ao palmarés boas classificações, nomeadamente o 1º lugar no Internacional de Zagrev em 1971  e 1972, assim como  Torneio de Xadrez de Virovitia de 1978 e no Aberto de Sainte-Maxime (1982). Dražen Marović e também periodista, escritor e locutor, mas também lecionou Italiano, Inglês e Espanhol. E, como treinador de xadrez destaca-se ter conseguido que Mohammed Al-Modiahki se tornasse no 1º GM de um país árabe. Representou a Yugoslávia nos Campeonatos Europeus de Equipas  de 1961, em Oberhausen, onde arrebatou a medalha de prata, e nos Campeonatos Mundiais de Xadrez ed Estudantes, em 1961, 1963 e 1964. Foi também treinador de vários xadrezista croatas e das equipas nacionais.
Como editor da revista escaquista no seu País natal, Sahovski Glasnik. Publicou ainda obras desta disciplina, nomeadamente "Understanding Pawn Play in Chess". O GM Dražen Marović possui a força Elo de 2445 pontos que lhe garante ser o 27º no ranking nacional.
Estão também de parabéns as xadrezistas Tatev Abrahamyan e  a Alexandra Wilson, e os jogadores de xadrez Richard Towers e Pal Benco.

Nenhum comentário: