sexta-feira, 10 de abril de 2015

Elmar Magerramov: 1284 – CURIOSIDADE

O jogador de xadrez Elmar Magerramov (azeri: Elmar Məhərrəmov; russo: Эльмар Магеррамов) nasceu aos 10 de abril de 1958, em Baku,  no Azerbaijão. Juntou à sua carreira de jogador, uma extensa carreira de treinador. Tem sido treinador da Seleção Tunisina. Durante o ano de 1984, treinou Garry Kasparov para o Campeonato Mundial de Xadrez. Depois,  Elmar classificou-se em 1º lugar no Torneio Aberto de Andorra, de 1990. Treinou também Maia Chiburdanidze, durante 1991,  para Campeonato Mundial de Xadrez da Mulher. Neste ano, compartilhou o primeiro lugar no Campeonato de Xadrez URSS, no qual perdeu nos desempates com Artashes Minasian. No ano seguinte,  tornou-se Grande Mestre Internacional, o primeiro na história do Azerbaijão. Venceu ainda o Torneio de Inverno de Bad Wörishofen (Alemanha, 1993). Ganhou o Torneio do Emirados Árabes Unidos em 2005. Feito xadrezista que voltou a fazer nos anos de 2006 e 2007. E, em 2009, classifica-se  em 1º no Campeonato de Xadrez do Dubai.
Atualmente este escaquista reside nos Emirados Árabes Unidos, e, além de xadrez, dedica-se ao estudo da Matemática e ainda tem tempo para a Música. Sobre jogador de xadrez  foi publicado um livro com o seu nome, por Kirsten Nehemial Horst, dando um grande destaque como xadrezista, ao lado de grandes nomes a que a obra também se dedica. O GM Elmar Magerramov possui a extraordinária força Elo  de 2515, que o colocam em 15º no ranking do Azerbaijão.
Apresta-se congratular este escaquista pelo aniversário assim como Włodzimierz Schmidt, aqui referenciado biograficamente.

Nenhum comentário: