segunda-feira, 2 de março de 2015

1 - O enquadramento do xadrez na escola

Nos estabelecimentos de ensino o xadrez tem funcionado em duas valências lúdicas oficializadas no âmbito do Desporto Escolar e no domínio do Desporto Federado, em Portugal. Ainda que se saiba que em várias escolas haja a possibilidade de jogar umas partidas de xadrez sem este enquadramento legal, na biblioteca, no bar, corredor ou na sala dos clubes.
Fora esta particularidade, os clubes escolares procuram responder às diretrizes do Desporto Escolar, mantendo um número razoável que justifique a competição e que vislumbre o seu crescimento, sobretudo preferencialmente seguro ou consistente, para o triénio. Isto é: concentram-se em manter a sua atividade no campo do Desporto Escolar, nos 34 clubes escolares que existem em Portugal. Ao mesmo tempo, vislumbram-se situações, o que já muito positivo, em que é possível levar a prática do xadrez ao nível de aula devido ao interesse de um significativo número de alunos. Em Espanha acaba de ser aprovado o ensino xadrez, como disciplina curricular, no 1º e 2º ciclo.
Simultaneamente, temos outros clubes que asseguram o Desporto Escolar até que um dia, mais tarde, possam assegurar a valência do Desporto Federado. Fá-lo-ão logo que possam enquadrar os escaquistas mais assíduos e por reconhecerem em alguns estudantes, a necessária evolução e interesse, com as capacidades específicas para entrar nas provas oficias organizadas pelas associações distritais e ainda pelas da FPX (Federação Portuguesa de Xadrez), como são os Campeonatos Nacionais de Jovens, com o apoio e empenho dos encarregados de educação. E tem surgido exemplos notáveis de clubes que conseguiram um incremento tal que conseguira  títulos distritais, nacionais e internacionais no desporto escolar e, no federativo também, em vários escalões, e em vários ritmos de jogo. Por último, em casos especiais até tem  atletas que, devido à força de jogo, são reconhecidos com títulos de mestre nacional e até com títulos atribuídos pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez.
O Clube de Xadrez Afonsino ou clube da Escola EB2/3 D. Afonso Henriques, tem conseguido o número suficiente de atletas para manter-se as duas valências. E no desporto escolar apesar do número de xadrezistas não ser grande, tem tido diariamente praticantes assíduos e outros tantos que procuram conhecer este jogo maravilhoso que é o xadrez, como mostram as fotos que procuram enriquecer este texto. texto que deverá continuar para registar a participação dos seus atletas no Desporto Escolar de 2014/2015.

Nenhum comentário: