domingo, 22 de fevereiro de 2015

PEDRO MENDES VENCEU O 3º INTERESCOLAR GIL VICENTE

O xadrezista Pedro Mendes (Elo 1498), da AEP João de Meira sagrou-se campeão do 3º Interescolar da GIL Vicente da série D, no âmbito do Desporto Escolar, com 6 pontos possíveis nesta prova. Tomás Monteiro (Elo 1219), também a jogar pela AEP João de Meira, com 5 pontos, ocupou o 2º lugar. O 3º classificado foi Luís Ribeiro (Elo 1354), da AEP João de Meira, também com 5 pontos, completou o pódio.
Neste evento as medalhas foram distribuídas por idades, com uma nova modalidade distributiva, desligada da classificação vigente no Desporto Escolar. Assim alguns grupos lutavam por 1, 2 ou 3 medalhas, e os grupos etários mais numerosos disputavam 5 medalhas. Esta nova repartição de prémios procurou minimizar as situações díspares que, em torneios anteriores, se nos depararam. No entanto os resultados por escalões etários são os mesmos que estão em vigorar nesta valência desportiva.
O melhor afonsino foi José Silva, com uma performance de 1244 pontos, e somou a sua 2ª medalha. Hugo Silva voltou a jogar ao seu nível e os estreantes nestas provas Pedro Teixeira, Leandro Almeida, e  Eduardo Almeida, jogaram dentro das suas possibilidades.
Neste interescolar, dos 49 xadrezistas inscritos, participaram apenas 42 que deram a média Elo de 1181 pontos, que representaram 4 clubes escolares das Escolas 2/3 João de Meira, 2/3  S Cabeceira de Bastos, 2/3 D. Afonso Henriques e a anfitriã 2/3 Gil Vicente. No entanto, alguns dos xadrezistas participantes, estudam noutros estabelecimentos de ensino, como da Secundária Francisco de Holanda e assim defendem os clubes escolares, por protocolos, e das escolas primárias, por integrarem os agrupamentos escolares.

Nenhum comentário: