domingo, 8 de dezembro de 2013

ARTUR LEMOS VENCEU I TORNEIO OUTONO CAR 2013

Terminou ontem o I Torneio Outono CAR de 2013, do qual saiu vencedor Artur Lemos (GDR Amigos de Urgezes). O 2º lugar pertenceu a Ivo Dias (NXV S. Cosme) que foi seguido, no pódio, por Ana Beatriz Ribeiro (CX João de Meira), todos com 4 pontos, nos 5 possíveis. O 4º Lugar foi ocupado por Nuno Cachada (CAR), pelos 3,5 pontos obtidos e realizou um Bloco FIDE.
José Teixeira (CX Afonsino), 5º Classificado, que também conseguiu 3 vitórias e um empate, recolheu pelo menos 30 pontos de Elo. Quanto aos xadrezistas afonsinos, há a destacar o Gabriel Durval Araújo (Elo:1196), que se classificou em 13º lugar, mas conseguiu, nesta prova, fazer um bloco FIDE e adicionou ao Elo 26 pontos. Também o escaquista Rui Filipe Oliveira (Elo:1180) conseguiu o seu 1º bloco FIDE, apesar de se ter classificado em 18º lugar, com duas vitórias, tendo somado ainda 7 pontos à força Elo. António José Oliveira que concluiu este torneio em 15º lugar, registou mais duas partidas com atletas de pontuação internacional e juntou 10 pontos ao seu ELO da FPX. O afonsino Hélder Martins, estreante nestas competições, posicionou-se em 19º lugar, realizando 1,5 pontos, deverá aparecer na próxima competição com o Elo de 1142 pontos. Seguiu-se o Rui Pedro Oliveira (Elo: 1144), com 2 pontos, perdeu apenas 28 pontos de Elo. A partir daqui deve estabilizar e começar melhorar a sua força Elo. Por fim, o Marco Eduardo Silva, voltou a fazer uma prova com 2 faltas, pelo que o empate alcançado não impediu de descer para o 24º lugar, voltando a perder 14 pontos de Elo. Esta perda pode facilmente recuperá-la já num próximo torneio.

O torneio que contou com 24 xadrezistas de 5 clubes, que deram a média de 1310 pontos de Elo. O Torneio permitiu que 3 atletas fizessem blocos FIDE. Na cerimónia de encerramento, foram entregues 5 livros, aos primeiros classificados, um galardão ao CAR, um livro ao árbitro da prova Prof Eng.º Fernando Castro, e medalhas a todos os participantes. Refira-se ainda aqui o agradecimento sincero, à Junta de Freguesia de Creixomil, pela oferta do galhardete e das obras monográficas, que se aprestaram a ser traduzidas como troféus. 
Este torneio – sem se ter colocado aos afonsino quaisquer destas metas,  a não ser que António José Oliveira jogasse com 3 adversários FIDE - foi positivo para o CX Afonsino por ter proporcionado a oportunidade de jogar 7 dos seus jogadores. Também porque dois escaquista alcançaram boco FIDE, o que perspetiva ao clube subir no ranking nacional, uma dezena de lugares, ainda este ano.

Nenhum comentário: