Parlamento Europeu aprova programa: Xadrez na Escola
No passado dia 19 março 2012, o Parlamento Europeu aprovou a inserção do xadrez nos estabelecimentos de ensino da União Europeia. O apoio normalizado dos deputados europeus ao ensino do xadrez, nas escolas, é o reconhecimento dos benefícios que a aprendizagem desta disciplina, que é o xadrez, compreende no desenvolvimento das capacidades dos jovens estudantes em diversos domínios do saber (Matemática, Lógica), para além da abrangência como a sociabilização, a concentração, o entretenimento, etc. Outras informações, mais pormenorizadas, desta boa notícia, já esperada há muito, encontram-se na Newsletter 67, da ECU (European Chess Union). Neste blogue, de vez em quando, tem-se referenciado os países onde o ensino do xadrez aparece desde as escolas básicas (Rússia, Noruega), atravessando os ciclos escolares seguintes (Andorra, Roménia) até à universidade (Cuba). É de referir que o xadrez tem sido incluído nas escolas, não apenas por evidenciar os aspetos lúdicos e da ciência, mas sobretudo por contribuir positivamente no processo de aprendizagem.
No passado dia 19 março 2012, o Parlamento Europeu aprovou a inserção do xadrez nos estabelecimentos de ensino da União Europeia. O apoio normalizado dos deputados europeus ao ensino do xadrez, nas escolas, é o reconhecimento dos benefícios que a aprendizagem desta disciplina, que é o xadrez, compreende no desenvolvimento das capacidades dos jovens estudantes em diversos domínios do saber (Matemática, Lógica), para além da abrangência como a sociabilização, a concentração, o entretenimento, etc. Outras informações, mais pormenorizadas, desta boa notícia, já esperada há muito, encontram-se na Newsletter 67, da ECU (European Chess Union). Neste blogue, de vez em quando, tem-se referenciado os países onde o ensino do xadrez aparece desde as escolas básicas (Rússia, Noruega), atravessando os ciclos escolares seguintes (Andorra, Roménia) até à universidade (Cuba). É de referir que o xadrez tem sido incluído nas escolas, não apenas por evidenciar os aspetos lúdicos e da ciência, mas sobretudo por contribuir positivamente no processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário