domingo, 19 de abril de 2009

A Final Distrital do Desporto Escolar
Para o Clube de Xadrez Afonsino o Desporto Escolar, desta época, ficou por aqui. Já que o seu único participante – Fernando Marques – nesta fase não poderá ir à Fase Nacional. Nesta prova estiveram ainda 97 xadrezistas representando 11 clubes de Xadrez das Escolas do Distrito de Braga. O pequeno Fernando Marques, ainda no escalão sub 10, fez um brilhante resultado ao alcançar 5 pontos dos 8 possíveis. Ficou em 31º lugar em igualdade de pontos com o 14 º classificado.
Não como crítica, mas como constatação e numa tentativa de chamar à atenção aos envolvidos no sentido de encontrar novas soluções para minimizar algumas das discrepâncias que criam, aos professores e participantes, um certo desconforto no que se refere a esta modalidade, quero deixar aqui uma chamada de atenção, por não se ter ainda conseguido uma inclusão plena com as condicionantes em vigor do Desporto Escolar.
Resumidamente, em duas achegas, começo pelos escalões etários existentes no Xadrez Federado, onde distinguimos 7 escalões – tendo em conta as idades dos estudantes envolvidos – contra as 4 categorias do Desporto Escolar (Iniciados, Juvenis, Infantil A e Infantil B), não se ajustam ainda. Tanto mais que os mais pequenos acabam por nunca apanhar uma distinção com troféu, mesmo tendo ficado à frente de xadrezistas de mais idade que são premiados. Por outro lado, como sabemos, apesar do xadrez ser considerado uma disciplina desportiva é, hodiernamente, mais aceite como ciência. E, a título de exemplo, recordo que Júlio Zuñinga, aos 6 anos de idade, foi Campeão Nacional Absoluto de Xadrez do Peru. E neste torneio ocorreu um facto circunstancial similar: o grande vencedor Yaroslav Minakov (Juvenil) sofreu a única derrota por Bruno Ribeiro (Infantil A) que se classificou em 6º na geral.
A segunda dificuldade resulta dos critérios de seriação para a fase Nacional, já que os representantes dos escalões inferiores, apesar de se classificarem, estão impedidos de participar na próxima fase.
Relevando estas incongruências, registe-se que a Prova decorreu muito bem, apresentando uma organização, um espaço que trouxe aos participantes contentamento e satisfação. E na fase de entrega dos prémios, nas Instalações da Didaxis, brilhou o entusiasmo próprio da ocasião e que contou também com as presenças do Presidente da AXDB e do Vereador do Pelouro da Cultura de Famalicão, e outras individualidades locais, que realçaram, entre outros factores positivos, a importância do xadrez para o desenvolvimento sadio, cívico e intelectual dos nossos xadrezistas na escola.

Nenhum comentário: