sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Clube de Xadrez Afonsino e os seus atletas em 2019


Como o prometido trazemos uma pequena biografia dos xadrezistas afonsinos que competirão nesta época desportiva de 2018/2919, para quem possui um blogue, e trabalha nele com alguma regularidade, sabe bem que há outras atividades essências, no dia a dia, que impedem de postar diariamente. 
Conhecemo-los. Gonçalo Castro Silva, nascido em 2006, veio para o CX Afonsino quando frequentava o 5º Ano de escolaridade. Este xadrezista tem representado o clube escolar na valência do Desporto Escolar. Como atleta inscrito na FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) possui da  FIDE (Federação Internacional de Xadrez) o número1962396 e já competiu em duas provas no domínio federativo.
João Eduardo Castro Barão da Luz, nascido em 2008, integrou este clube escolar quando  frequentava o 4º ano de escolaridade, como aluno da Escola Básica 1 do Alto da Bandeira. No ano assado enveredou pelo Desporto Federado, possuindo o número 1955721, da FIDE. Este xadrezista já participou em competições nas duas valências desportivas, e nos ritmos de semirrápidas e rápidas, tendo contribuído para que  CXA alcançasse um troféu de 3º lugar coletivo.
João Pedro Ribeiro de Araújo Carvalho, nascido em 2008, entrou para o clube escolar quando frequentava o 4º ano de escolaridade, como aluno da Escola Básica 1 do Alto da Bandeira. Já representou o clube escolar e como jogador federado com o número 19553753, também já competiu no ritmo de semirrápidas, tendo também contribuído para que  CXA alcançasse um de 3º lugar coletivo.
José Manuel Teixeira é o dinamizador do Clube de Xadrez Afonsino que fundou, quando integrou o quadro docente da Escola EB D. Afonso Henriques. Nos primeiros anos levou os seus jogadores a competir, como vertente escolar, com os clubes de xadrez das escolas Preparatórias do Ribeirão, dirigido pelo professor José Carlos Cunha, e da João de Meira, pelo prof. João Andersen. José M. Teixeira, como xadrezista possui 1361 pontos de Elo, no rimo de lentas, 1409 pontos no ritmo de semirrápidas e 1383 em Blitz. Há meia dúzia de anos este clube integrou oficialmente o Desporto Escolar e paralelamente enveredou pelo federativo.
O advogado Lino da Silva Pinto integrou há dois anos o CXAfonsino e possui o número FIDE 1995128. Já participou num Campeonato Distrital Absoluto de Braga e em dois torneios no ritmo de semirrápidas. Possui no ritmo de semirrápidas 1028 pontos de Elo.
O engenheiro Vitor Manuel Araújo Carvalho integrou, na época competitiva passado o CX Afonsino. Este xadrezista já esteve federado no extinto Clube de Xadrez “ Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio” . Possui o número FIDE 1962027, e por este novo clube competiu no I Torneio Amador de Guimarães, pelo qual passou a ter 1110 pontos de Elo, no ritmo de semirrápidas.
Para não alongarmos mais este registo nem para nos tornarmos fastidiosos, ficamos por aqui, mas numa  próxima ocasião, que será muito em breve, traremos o nome dos restantes xadrezistas que fazem parte deste clube pela vertente federativa.

Nenhum comentário: