domingo, 25 de novembro de 2018

Pedro Silva venceu Xadrez e Ciência Viva" – Guimarães

O Campeão nacional de semirrápidas Pedro Gil Silva (Elo 1724), do CX Fórum do Airão venceu a primeira prova do Circuito de Xadrez Ciência Viva – Guimarães, com 5,5 pontos. O 2º classificado foi José Lucas Silva (Elo 115), também jogador CX Fórum do Airão. Em 3º lugar ficou Henrique Guimarães (Elo 1261), do CX João de Meira. Vejamos, um pouco esmiuçadamente, os participantes do CX Afonsino: em 4º lugar ficou José M Teixeira (Elo 1421), que arrecadou a medalha de melhor Veterano +60, mas perdeu 12 pontos de Elo.  Duarte Miguel Sousa (Elo 1031), terminou em 8º e, para além de amealhar 27 pontos de Elo, alcançou a medalha de melhor U16. Vítor Manuel Carvalho (Elo 1132).  pontuou com 3 vitórias, mas perdeu 21 pontos de Elo. Gonçalo Pacheco Rodrigues (S/Elo) venceu 2 adversário sem Elo FIDE. João Pedro Carvalho (S/Elo) conseguiu 1,5 pontos, mas não pontoou com adversários com Elo.  João Eduardo Barão da Luz, (S/Elo) realizou também 1,5 pontos, dos 3 adversário com Elo que defrontou venceu um. Precisa agora de participar em mais provas neste ritmo para poder sair a pontuar na lista da FIDE. A participação afonsina poderia ter sido melhor, mesmo assim foi positiva, nomeadamente pelo 3 títulos  destacados,  porque a perda de pontos Elo de todos os afonsinos ser inferior ser inferior aos ganhos e por ter mais um jogador a caminho de poder aparecer na lista da FIDE a pontuar. 
Também os participantes Francisco Daniel Carvalho (com uma performance de 1063 pontos) e Bruno Azevedo Peixoto, ambos do clube de xadrez do Fórum do Airão, xadrezista ainda sem força de Elo internacional, pontuaram com adversários com Elo FIDE, que é mais uma valência positiva para estes jogadores de xadrez.
A classificação por equipas deu a 1ª taça ao novo clube de xadrez CX Fórum do Airão. O 2º troféu ficou na posse do CX João de Meira. O CX Afonsino alcançou o 3º troféu.  Participaram atletas de 4 organismos: CX Afonsino, CX Fórum do Airão,   CX de Braga e CX João de Meira. Este evento que foi muito positivo por vários aspetos (primando pela organização, espaços – espaço de jogo e espaço de entretenimento com tabuleiro gigante – e número de troféus) pecou pela reduzida participação e, compreensivelmente e por anoitecer cedo, não ter tido 7 rondas (era mais um joguinho!). Neste último aspeto, como se sabe, não há provas neste ritmo a pontuar para Elo FIDE, em Guimarães; alguns dos participantes competiu neste ritmo (10 minutos incrementados de 5 segundos por lance) pela segunda vez, igual número de inscritos joga apenas um torneio no ritmo de semirrápidas anualmente, outros jogadores foi a primeira prova de fogo que tiveram.
A Organização deste evento esteve a cargo da AX Portugal com Direção e arbitragem nas mãos do IM Carlos Carneiro.

Nenhum comentário: