domingo, 23 de julho de 2017

2016/2017 ÉPOCA DESPORTIVA DE OURO DA A2DIDAXIS

O clube de xadrez da A2D -Didaxis realizou nesta época desportiva de Xadrez 3 resultados brilhantes: com a equipa principal arrebatou a Taça de Portugal; com o segundo conjunto de escaquistas o A2Didaxis “A”, sagrou-se Campeão Nacional da “II Divisão por Equipas; e com o 3º grupo, o CX A2Didaxis “B” foi Vice-campeã da III Divisão por equipas.
Se estes resultados fossem alcançados pelos grandes clubes nacionais que têm pontuado sempre no topo nesta disciplina, era sempre um feito escaquista a destacar, apesar de competiram com xadrezistas estrangeiros titulados. Mas isto não se passa com este clube de xadrez sediado num estabelecimento de ensino que, após se envolver no Desporto Escolar surgido há uma dezena de anos. E devido aos sucessivos resultados notáveis


conseguidos, em 2008, quando ainda se  designava Núcleo de Xadrez Vale de S. Cosme, passou a desenvolver a valência federada.  A evolução  por grupo e individualmente foi sempre constante, até passou a contar nas suas fileiras com 4 titulados: um Mestre FIDE, o Luís Silva, com dois Mestres Nacionais que são já Candidatos a Mestres (Bruno Gomes e Ivo Dias)  e WCM Mariana Sofia Silva, a que acrescenta ainda outros jogadores buscam também da FPX e da FIDE alcançar um título, nomeadamente  Ana Inês Silva, Bruno Rafael Ribeiro, João Romano,  Rui Gomes, Luís Romano, Adriano Macedo, Carlos Novais, e Mário Oliveira, e mais alguns jogadores que foram para outros clubes. A maioria dos referidos estão na foto anexa.
 No ano de 2013, este clube passou s designar-se Associação Académica da Didáxis – NXVSC e distingue-se agora como A2D-Didáxis, contando já com um bom grupo de jovens que estão a seguir a pegadas destes campeões da Didáxis. Para não alongar mais, felicita-se toda a equipa que amigo Mário Oliveira, professor da Didáxis, integra e tem o mérito de a manter todos estes anos na competição, num sistemático progresso sustentado.

Nenhum comentário: